Actual
A regra e a sua excepção
Actual
«História de sucesso»
Actual
Um homem
A talhe de foice
Bem dizia Lénine
Crónica Internacional
A «Nobel» hipocrisia
É possível conter os fogos
Melhorias no dispositivo de combate aos incêndios florestais comprovam que, como o PCP defendeu, é possível travar este flagelo. Mas esse caminho está por fazer, as restrições orçamentais vão em sentido inverso e o Governo foge às suas responsabilidades, tentando aliviá-las para o calor e para actos negligentes ou dolosos. Na acção política geral e na intervenção institucional, os comunistas vão continuar a privilegiar as respostas aos problemas estruturais da floresta portuguesa e a luta por outra política agrícola.
Assim é que não
Entre o que ficou por fazer e o que foi mal feito, num contexto de políticas que acentuaram o abandono da agricultura e a desertificação de muitas regiões, os problemas causados pela política de direita nos últimos 30 anos não foram vencidos pelas boas intenções declaradas após as catástrofes de 2003 e 2005.
Aplausos para uma vida inteira
O imenso aplauso com que centenas de pessoas saudaram, no domingo, no cemitério do Alto de São João, em Lisboa, a passagem da urna com o corpo de António Dias Lourenço foi uma sentida e justa homenagem a um dos mais destacados dirigentes da história do Partido.
Educação à venda
As medidas do Governo aprofundam «um projecto educativo que obedece cegamente à predominância da economia de mercado» e, no essencial, corresponde ao que o PSD descreve na sua revisão constitucional.
Apelo à luta na emigração
Para que nunca mais aconteça!
No dia em que se assinalavam os 65 anos do lançamento da bomba atómica sobre Hiroxima, o PCP alertou para as novas ameaças para a paz provocadas pela política militarista dos Estados Unidos da América, confiante numa resposta de massas à cimeira que a NATO realiza este ano no nosso País.
O mural é uma arma
A história é simples, mas exemplar. A célula do PCP na autarquia de Almada pintou nos últimos meses vários murais por todo o concelho, que foram sucessivamente vandalizados. A resposta dos comunistas foi determinada: repor os murais danificados, acrescentando-lhes outros novos.
E os interesses nacionais?
Apesar da época estival, o Governo não cessa com a sua política anti-social e antipopular. Ao mesmo tempo, o PCP prossegue com a denúncia e com a afirmação das suas propostas.
A luta não vai de férias
Combate comum
Desenvolvimento travado
Ao longo das últimas duas décadas, quase duplicou em Portugal o peso dos contratos a prazo, ao mesmo tempo que cresceu o desemprego - travando o desenvolvimento do País.
ME degrada o ensino público
No próximo ano lectivo haverá mais professores no desemprego, degradar-se-á a qualidade da escola pública e agravar-se-ão as condições de ensino e de aprendizagem, avisou, dia 6, em Coimbra, a Fenprof, em conferência de imprensa.
Prejuízos não permitem privatização
A Comissão de Trabalhadores da Sociedade Portuguesa de Handling considerou «pouco abonatória para o profissionalismo jornalístico» a notícia sobre a decisão da TAP de privatizar a totalidade da Groundforce.
Greve parou <i>Resiestrela</i>
Sargentos exigem respeito
<i>Petrogal</i> tem que pagar
PS e PSD destroem <i>CP</i>
Mais mobilidade, melhores acessibilidades
Divulgar a tempo
Uma oportunidade perdida
PS mente à população de Odivelas
Em vésperas de eleições, a Câmara de Odivelas e o Governo assinaram um protocolo em que garantiam construir em 18 meses quatro centros de saúde no concelho. Passou um ano e nem um tijolo ainda foi colocado.
Comunistas condenam encerramento de serviços
A Câmara de Arraiolos manifestou-se contra o encerramento, desde 1 de Agosto, do serviço de atendimento permanente (SAP) do Centro de Saúde local.
O Douro não pode esperar mais!
Moradores isolados em Carnaxide
Descargas mortíferas
Constitucional revoga detenções em massa
O Conselho Constitucional de França divulgou, dia 30 de Julho, uma decisão inédita que dá o prazo de um ano ao governo para alterar as disposições em vigor sobre o regime de detenção de direito comum
Portugal no topo
Desemprego histórico em França
Não há crise para o luxo
Berlusconi ameaça antecipar eleições
Papa cobra bilhetes a ingleses
Trigo para pão
Estado de emergência nos hospitais de Gaza
A única central eléctrica da Faixa de Gaza deixou de funcionar por falta de combustível, devido ao bloqueio israelita, o que pode causar um desastre humanitário.
Em busca de acordos
Presos mapuches em greve de fome
Wikileaks no index
Colômbia: notícias silenciadas…
Crise, luta e esperança
O fim da actual crise de civilização é imprevisível. Inevitável, conduzirá ao desmoronar do capitalismo ou a uma era de barbárie. Prever datas para o desfecho seria, porém, um exercício de futurologia. Mas uma certeza se esboça já no horizonte: a derrota espera o imperialismo nas guerras criminosas que os EUA desencadearam para manter e ampliar o sistema de dominação mundial do capital.
ATver
O tempo das «tradições»
Pontos Cardeais
<i>Contratos I</i>
Religiões
O escândalo como trampolim do poder…
TVisto
O desuso e o uso
Gastronomias
Oh Sr. Doutor!!!
Proposta, acção e luta no «salão-nobre» da Atalaia
O PCP mostra no Espaço Central, a grande sala de visitas da Festa do Avante!, aquilo que marcou o último ano em Portugal. Os visitantes encontram aqui exposições, debates, encontros, posições, ideias, projecto, história, presente, intervenção, luta e futuro, têm o conforto da sombra e o convívio com os amigos, surpreendem-se com as novas tecnologias e as mais antigas ferramentas da nossa acção colectiva...
Afirmar a Festa do<i> Avante!</i>
Concluídas que estão as fases eliminatórias concelhias e regionais, está em marcha a preparação das finalíssimas Norte e Sul do Concurso de Bandas da JCP para o Palco Novos Valores da Festa do Avante!, que vão acontecer, sábado, no Cais de Vila Nova de Gaia e na Praça Central de Santo André, respectivamente.