Este é um projecto com uma importância estratégica para a mobilidade metropolitana e para a rede nacional de transportes e logística, considera a bancada comunista, que, em concordância com esta avaliação, formalizou já a entrega no Parlamento de um diploma visando a prossecução de tal objectivo.
Trata-se de um projecto de resolução no qual a Assembleia da República, além da construção de terceira travessia do Tejo, recomenda ao Governo a adopção simultânea de medidas com vista à realização plena da correspondente rede complementar de acessibilidades, nas duas margens que integram a Área Metropolitana de Lisboa.
O texto subscrito pelos deputados comunistas e entregue no dia em que se realizou a última sessão plenária antes das férias de Verão advoga também a efectivação de investimentos no desenvolvimento dos projectos do Arco Ribeirinho Sul, da Plataforma Logística do Poceirão, da extensão do Metro Sul do Tejo (desde logo com a 2ª e 3ª fases), a qualificação do Porto de Setúbal, a concretização da Circular Regional Interna da Península de Setúbal, entre outros.
Outro ponto importante para o Grupo Parlamentar do PCP – e nesse sentido vai também outra das recomendações dirigidas ao Governo - é a modernização da unidade fabril da EMEF de manutenção de material circulante ferroviário no Barreiro e a defesa da empresa no quadro do sector público e da CP.
Com esta iniciativa legislativa o PCP dá assim mais um contributo no sentido da promoção e desenvolvimento da mobilidade metropolitana e da rede nacional de transportes e logística, na certeza de que a terceira travessia, com a ligação rodo-ferroviária no corredor Barreiro-Chelas, assume para esse efeito uma importância fundamental.
A bancada comunista não esquece, por outro lado, que este é um projecto estruturante para a definição do território da AML, «cidade região de duas margens, polinucleada, que se pretende projectar no contexto ibérico e internacional, contribuindo para a promoção do País».
Daí que a execução desta importante infra-estrutura seja vista como um veículo capaz de potenciar as condições e a qualificação de todo este território, funcionando como um factor indutor de desenvolvimento integrado, dinamizador da actividade económica e do emprego com direitos, da requalificação e coesão territorial e ambiental.