Lucros da banca sempre a subir
Os quatro maiores bancos privados a operar no País - BES, BCP, BPI e Santander Totta - obtiveram lucros semestrais de 792,1 milhões de euros, uma subida homóloga de 4,1 por cento, isto é, lucraram 4,5 milhões de euros por dia.
O Banco Espírito Santo (BES) ultrapassou o Santander Totta como o banco mais lucrativo entre Janeiro e Junho, apresentando lucros de 282,2 milhões de euros, enquanto o seu concorrente obteve um resultado líquido de 247,2 milhões de euros.
A terceira posição é ocupada pelo Millennium BCP, com lucros de 163,2 milhões de euros, ao passo que o BPI apresenta um resultado líquido de 99,5 milhões de euros.
A média combinada do resultado líquido dos maiores bancos privados situou-se em 198 milhões de euros por instituição nos primeiros seis meses do ano, contra os 190 milhões de euros do mesmo período de 2009.
A mesma realidade pode ainda ser lida em termos diários, ficando-se a saber que os quatro principais bancos privados em Portugal obtiveram lucros de 4,45 milhões de euros, qualquer coisa como mais de um milhão de euros por cada entidade, a cada 24 horas.