Agrupamentos escolares
A Comissão Concelhia de Marco de Canavezes do PCP quer que o Governo suspenda o reordenamento da rede escolar que no concelho cria até ao momento um mega-agrupamento de escolas em Alpendurada.
Esta Resolução n.º 44/2010 do Conselho de Ministros, que prevê o encerramento de escolas e a concentração de meios humanos e materiais em agrupamentos de grandes dimensões, obedece apenas a «critérios economicistas». Mais, ela foi feita de forma «marcadamente autoritária, sem prévia auscultação dos órgãos próprios das escolas, de sindicatos, dos professores, das associações de pais, associações de estudantes e demais intervenientes escolares», acusa o PCP, que teme os efeitos devastadores da fusão de agrupamentos escolares do ponto de vista dos projectos educativos em curso.
Em causa estão também os postos de trabalho de milhares de funcionários públicos, diz o PCP, que já entregou na Assembleia da República dois requerimentos com vista a apurar a real situação escolar do concelho e as mudanças previstas.