Desemprego próximo dos 11 por cento
A taxa de desemprego em Portugal continua a subir, confirmou a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). No passado mês de Maio, a taxa cresceu para 10,9 por cento, situação que se observou igualmente noutros seis países para os quais a organização tem valores disponíveis.
Em 11 países, os dados oficiais indicam um decréscimo no total de desempregados, ao passo que em seis se observou uma estagnação.
No conjunto dos países, a taxa de desemprego recuou 0,1 por cento, diz ainda a OCDE, o que se traduz numa diminuição de 46,5 milhões de desempregado em Abril para 45,9 milhões em Maio.
Acima de Portugal, apenas as taxas de desemprego em Espanha, 19,9 por cento, República Checa, 14,8 por cento, e Irlanda, 13,3 por cento. No pólo oposto, Coreia do Sul, 3,2 por cento, Áustria, 4 por cento, e Holanda, 4,3 por cento, são os países da OCDE que apresentam taxas mais baixas.
No que à UE diz respeito, a OCDE afirma que a taxa se mantém nos 9,6 por cento, ao passo que no conjunto dos países aderentes à moeda única a cifra é de 10 por cento.