Frases
«Quando Joe Berardo clama que o Governo deve “nacionalizar tudo e começar tudo de novo” estará provavelmente a pensar na “nacionalização” das suas próprias dívidas, pondo os contribuintes a pagá-las (como já fazem com a guarda e manutenção da sua colecção de arte no CCB)»
(Manuel António Pina, 13.07.10)
«Uma elite é o grupo dos melhores, mas, para termos a certeza de que temos os melhores, temos de poder escolher de entre todos.»
(José Vítor Malheiros, Público, 13.07.10)
«[Em Portugal] ainda hesitamos se devemos dar uma educação física, uma educação musical e uma educação científica decente a todas as crianças – ou reservar isso apenas para alguns. (...) Há quem faça essa selecção e lhe chame “promoção da excelência”. Não é. É apenas uma eternização de privilégios.»
(Idem, ibidem)
«Boa parte do sector privado gosta de viver sob a asa protectora do Estado.»
(Francisco Sarsfield Cabral, Público, 12.07.10)
«O mesmo homem [José Sócrates] que como primeiro-ministro introduziu orientações políticas claramente influenciadas pelas teses neoliberais ao nível do emagrecimento do Estado social, como foi visível ainda recentemente nas medidas do PEC, proclamou-se contra o neoliberalismo [nas jornadas parlamentares do PS]».
(São José Almeida, Público, 10.07.10)
«Após o desaparecimento da URSS, a classe capitalista não se sentiu mais obrigada a limitar a exploração capitalista e a repressão. Os capitalistas consideram que não têm que se preocupar mais com a possibilidade da sua própria classe trabalhadora se voltar contra o capitalismo, como sistema.»
(António Vilarigues, Público, 09.07.10)
«Nesta nova realidade, o chamado “Estado-providência”, na óptica das classes dominantes, já não é necessário. Pode ser privatizado e desaparecer.»
(Idem, ibidem)
«Esta enorme crise económica, financeira e mais do que isso, obriga a voltar à ideologia.»
(Manuel Queiroz, i, 08.07.10)
«Se fizerem auditorias de segurança vão fechar quase todas as estradas»
(Manuel João Ramos, presidente da Assoc. De Cidadãos Auto-Mobilizados, Diário de Notícias, 13.07.10)