População de L'Aquila protesta

Milhares de habitantes da cidade de L'Aquila, centro de Itália, que foi devastada por um sismo em 2009, manifestaram-se, dia 7, no centro de Roma para denunciar a situação precária em que continuam a viver.

Gritando «vergonha! vergonha!», os manifestantes forçaram as barreiras da polícia para invadir a Piazza Venezzia, depois o Corso, principal artéria da capital, em direcção ao parlamento. Dois indivíduos ficaram ligeiramente feridos em confrontos com a polícia.

O sismo de 6 de Abril de 2009 em L'Aquila provocou 308 mortos e destruiu o centro histórico da cidade, bem como localidades nos arredores. Desde então, cerca de 30 mil pessoas, impedidas de regressar a casa, estão alojadas provisoriamente na periferia da cidade.



Mais artigos de: Breves Europa

Catalães defendem nação

Mais de um milhão e meio de pessoas manifestaram-se no sábado, 10, na Catalunha em protesto contra o veto do Tribunal Constitucional de Espanha ao estatuto da região aprovado há quatro anos. A sentença do TC anulou 50 dos 223 artigos do Estatuto da Catalunha, designadamente os que...

Ferroviários alemães exigem 6%

Os dois principais sindicatos dos caminhos-de-ferro alemães, Transnet e GDBA, ameaçam fazer greve durante o período estival, caso a administração continue a recusar as suas reivindicações para o novo acordo de empresa. Após a ruptura da primeira ronda negocial, na...