Um milhão nos protestos em França

Cerca de um milhão de franceses participaram em 176 manifestações organizadas, dia 27, por toda a França. Esta jornada de luta contra o aumento da idade da reforma para além dos 60 anos foi considerada pelos sindicatos como a mais importante mobilização realizada este ano no hexágono.

Os serviços da administração pública, educação, transportes urbanos, ferroviários e aéreos foram afectados por greves convocadas para permitir a participação nas manifestações, organizadas por uma frente sindical constituída por seis centrais (CGT, CFDT, CFTC, Solidaires, Unsa et FSU).

Os maiores desfiles tiveram lugar em Paris, com 90 mil manifestantes, Marselha (80 mil), Bordéus (40 mil), Toulouse (35 mil), Rouen (20 mil), Rennes e Lyon (15 mil), Lille (7 mil), Poiters (5 mil), entre outros.



Mais artigos de: Breves Europa

Transportes param em Bucareste

Os trabalhadores dos transportes públicos de Bucareste paralisaram na terça-feira, dia 1,  em protesto contra o plano de austeridade adoptado pelo governo romeno. Segundo explicou o dirigente do sindicato Metrorex, Ion Radoi, «trata-se de um movimento de solidariedade com os trabalhadores da...

Zapatero isolado em Espanha

O plano de austeridade «reforçado» apresentado pelo governo espanhol foi aprovado no parlamento, dia 27, unicamente com os votos dos deputados socialistas, ou seja, 169 a favor e 168 contra. À excepção dos 11 deputados catalães da Convergência e União, que se...