65 anos da Vitória

Uma sessão evocativa do 65.º aniversário da derrota do nazi-fascismo tem lugar amanhã, pelas 18 horas, no Centro de Trabalho Vitória (Av. da Liberdade, 170, Lisboa). A sessão tem por lema «Comemorar a Vitória. Lutar pela Paz» e conta com a participação de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do Partido. Será apresentada também uma exposição alusiva.

No sábado, dia 8,  a partir das 15.30 horas, a Associação Iúri Gagárin e o Conselho Português para a Paz e  Cooperação vão comemorar o 65.º aniversário da vitória sobre o nazi-fascismo, realizando uma sessão pública no Espaço Bento Martins, na sede da Junta de Freguesia de Carnide (Largo da Luz, Lisboa). Será feita uma intervenção por Jorge Cadima, analista de política internacional, e será exibido o filme soviético Libertação: O Último Assalto, realizado por Iúri Ozerov e cuja acção decorre em 1945, nos dias da tomada de Berlim pelo Exército Vermelho.

Também no sábado, às 15 horas, no Porto (Sala de Música do Palacete Viscondes Balsemão, na Praça Carlos Alberto, 71), a União de Resistentes Antifascistas Portugueses promove uma sessão evocativa dos 65 anos da Vitória e do fim da 2.ª Guerra Mundial na Europa. Intervirão David Pereira, Manuel Loff e Avelino Gonçalves.



Mais artigos de: Internacional

Trabalhadores rejeitam pagar a factura

Milhões de trabalhadores assinalaram o 1.º de Maio em todo o mundo com manifestações contra o pagamento da factura da crise, apresentada pela capital a quem produz e cria riqueza.

 

Pela Paz, Não à NATO

O documento «Pela Paz, Não à NATO» aprovado em Lisboa, a 14 de Março de 2010, na Reunião do Grupo de Trabalho dos Encontros Internacionais de Partidos Comunistas e Operários, por proposta do PCP, conta já com 62 subscritores. O objectivo, enunciado na...

Irão devolve acusações

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, pediu a suspensão dos EUA da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) e propôs a fixação de um calendário para a eliminação total das armas nucleares.

Boicote ao Arizona

Quando o governador do Arizona, Jan Brewer, assinou a 23 de Abril a sua limpeza étnica do estado, a lei racista anti-imigrante, desencadeou uma vaga de protestos nos Estados Unidos entre os imigrantes e os seus defensores que deu origem à mais imponente acção de massas do 1.º de Maio...