65 anos da Vitória
Uma sessão evocativa do 65.º aniversário da derrota do nazi-fascismo tem lugar amanhã, pelas 18 horas, no Centro de Trabalho Vitória (Av. da Liberdade, 170, Lisboa). A sessão tem por lema «Comemorar a Vitória. Lutar pela Paz» e conta com a participação de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do Partido. Será apresentada também uma exposição alusiva.
No sábado, dia 8, a partir das 15.30 horas, a Associação Iúri Gagárin e o Conselho Português para a Paz e Cooperação vão comemorar o 65.º aniversário da vitória sobre o nazi-fascismo, realizando uma sessão pública no Espaço Bento Martins, na sede da Junta de Freguesia de Carnide (Largo da Luz, Lisboa). Será feita uma intervenção por Jorge Cadima, analista de política internacional, e será exibido o filme soviético Libertação: O Último Assalto, realizado por Iúri Ozerov e cuja acção decorre em 1945, nos dias da tomada de Berlim pelo Exército Vermelho.
Também no sábado, às 15 horas, no Porto (Sala de Música do Palacete Viscondes Balsemão, na Praça Carlos Alberto, 71), a União de Resistentes Antifascistas Portugueses promove uma sessão evocativa dos 65 anos da Vitória e do fim da 2.ª Guerra Mundial na Europa. Intervirão David Pereira, Manuel Loff e Avelino Gonçalves.