Bancos acusados de fraude

Um magistrado do Tribunal de Milão decidiu, dia 17, levar a julgamento o banco norte-americano JPMorgan, os alemães Depfa e Deutsche Bank, o suíço UBS bem como 13 pessoas todos acusados de fraude.
A investigação judicial, iniciada em 2007, concluiu que estes bancos não só ocultaram ao município de Milão os riscos dos produtos financeiros derivados, que emitiram no quadro da reestruturação da dívida da autarquia, como lhe deram falsas garantias de que a operação permitiria realizar poupanças.
Neste negócio opaco, que remonta a 2005 quando o município de Milão subscreveu um empréstimo obrigacionista de 1700 milhões de euros, os bancos lucraram indevidamente 100 milhões de euros. O processo deverá começar em 6 de Maio.


Mais artigos de: Breves Europa

FMI receia revoltas sociais

O francês Dominique Strauss-Kahn, director do Fundo Internacional Monetário, alertou, dia 17, no Parlamento Europeu, que são necessárias reformas urgentes na regulação financeira. Se o actual impasse se mantiver, avisou, as pessoas começarão a impacientar-se e isso pode ser o caldo de cultura para que surjam «revoltas...

Paris culpa Berlim

A ministra francesa das Finanças, Christine Lagarde, atribuiu à Alemanha as culpas pelos desequilíbrios na zona euro, apelando ao governo germânico a estimular a procura interna para ajudar os outros países membros.Em declarações publicadas, dia 15, no Financial Times, a ministra considera que os repetidos superavit...