- Nº 1883 (2009/12/30)

Água pública

Breves Nacional

A CDU de Torres Novas, através do vereador Carlos Tomé, votou favoravelmente à adesão à empresa intermunicipal «Águas do Ribatejo».
Uma proposta que vem minimizar os malefícios da concessão a privados, há seis anos, dos sistemas de água e saneamento. «Aqui, na Câmara e na Assembleia Municipal, a CDU foi a única organização política a manifestar-se contrária a essa proposta», recorda, em declaração de voto, o vereador do PCP, defendendo, em oposição, que «a água é um bem essencial para a vida das pessoas e por isso deve manter-se na posse pública». «Continuamos a defender este princípio e ainda com mais acutilância, pois os problemas ligados à água colocam-se cada vez com mais premência», acrescenta o eleito.
No documento, Carlos Tomé alerta, no entanto, para o «tempo perdido» em matéria de saneamento básico. «A Câmara nunca assumiu o investimento no saneamento básico como sendo prioritário, o que acontece desde, pelo menos, 1993», acusou, lamentando o facto de o Orçamento da autarquia não comportar «os avultados investimentos que são necessários para a resolução do enorme manancial de problemas neste sector».