Reuniu o Comité Central

«É com o PCP que podem contar!»

O Comité Central do PCP, reunido a 21 e 22 de Novembro de 2009, analisou desenvolvimentos recentes do novo quadro político e da formação e apresentação do Programa do Governo e procedeu a uma avaliação da situação económica e social do País, bem como das medidas e políticas que se impõem como indispensáveis para lhe dar resposta. O Comité Central debateu e fixou as principais prioridades, direcções e orientações com vista ao reforço do PCP e à concretização da acção «Avante! por um PCP mais forte» decidida pelo XVIII Congresso, e ao desenvolvimento da luta por uma ruptura e uma mudança patriótica e de esquerda na vida nacional.

O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Em Foco

<font color=0094E0>Um épico que inaugura o «nós» no processo narrativo</font>

Acabo de reler Gaibéus, de Alves Redol, numa edição dos «Livros de Bolso Europa-América», de 1971. Estes livrinhos, os primeiros do género dados à estampa entre nós, constituíram-se uma das mais importantes colecções de grandes textos de que este é o número 11, revisto por Redol e com uma extensa e esclarecedora nota introdutória de sua lavra sobre os seus métodos de escrita e da iniciação no ofício de «aprendiz de feiticeiro» e das condições objectivas que a essa tarefa o conduziram.

<font color=0094E0>O seu nascimento há 70 anos</font>

Anos trinta. Anos de chumbo. Anos em que a abstrusidade fascista levou Benito Mussolini, em 1935, a declarar que:«O fascismo, antes de tudo no que diz respeito em geral ao futuro e à evolução da humanidade, não crê na possibilidade e na utilização da paz perpétua. Repele, portanto, o pacifismo, que esconde uma renúncia à luta e uma vilania perante o sacrifício. Somente a guerra pode levar todas as energias humanas à máxima tensão, imprimindo um cunho de nobreza aos povos que têm a virtude de enfrentá-la».

<font color=0094E0>Bibliografia</font>

Gaibéus AvieirosFanga Glória - uma aldeia do ribatejo Marés Porto manso Constantino guardador de vacas e de sonhos O muro branco Olhos de água Nasci com passaporte de turista A barca dos sete lemes Barranco de cegos O cavalo espantado Uma fenda na muralha Os reinegros Os homens e as sombras Horizonte cerrado Histórias...

«Avante! Por um PCP mais forte!»

1. O PCP, o grande Partido da resistência antifascista, da Revolução de Abril, da construção do regime democrático, tem um papel decisivo na luta contra a política de direita, na resistência aos retrocessos, na defesa e aprofundamento da democracia, da soberania e da independência nacionais, na construção da unidade dos...