Ocalan duvida de plano turco

O líder do Partido dos Trabalhadores de Curdistão (PKK), Abdullah Ocalan, qualificou de «show» a recente iniciativa do Governo turco de conceder mais direitos à minoria curda no país.
Em mensagem enviada à imprensa através do seu advogado, o líder guerrilheiro, afirma que «há grupos no Estado turco que querem resolver o problema curdo e outros que não querem». «Mas está claro o que o Governo quer fazer. Trata-se de um grande ''show''», afirma Ocalan, segundo declarações divulgadas no domingo, 15, pela agência Firat News.
O líder curdo, que se encontra preso na Turquia, pronunciou-se na sequência do debate parlamentar sobre a reforma dos direitos dos curdos, defendida pelo Partido de Justiça e Desenvolvimento (AKP) e rejeitada pela oposição laica e nacionalista.
O pacote de medidas, apresentado dia 13 pelo primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, inclui a libertação de todos os prisioneiros curdos menores de idade e a eliminação de certas restrições de circulação nas regiões curdas.
Na sua declaração, Ocalan refere ainda que «sou um refém político». «O meu estado de saúde não é bom (...) É um milagre que possa sobreviver aqui», concluiu o homem que iniciou a luta armada do PKK há 25 anos.


Mais artigos de: Europa

Atulhados de lixo

Cerca de 50 municípios da província de Palermo, Itália, estão submersos em lixo e, em alguns deles, as autoridades já decidiram encerrar as escolas.

Exemplo de luta

Auto-distraídos como estavam com o muro de Berlim, os meios de comunicação ibéricos não deram nenhum relevo, nem informação, salvo honrosas e pouquíssimas excepções, aos vinte anos da morte da Pasionaria.

Prevenir catástrofes

O deputado do PCP ao PE, João Ferreira, promoveu, na segunda-feira, 16, em Lisboa, uma audição pública sobre o tema «prevenção de catástrofes naturais ou provocadas pelo homem», no âmbito do processo de elaboração de um relatório parlamentar sobre a matéria.Na iniciativa participaram mais de duas dezenas de entidades,...

Visita ao Parlamento

Um grupo de 50 alunos e professores de Pombal e da Benedita esteve em Bruxelas, entre os dias 2 e 7, onde se familiarizou com o funcionamento do Parlamento Europeu e com o trabalho dos deputados do PCP, João Ferreira e Ilda Figueiredo, a cujo convite a viagem se realizou.Para além de passagens por locais históricos da...

Sahara livre e independente

A situação no Sahara Ocidental continua na ordem do dia. Se os 18 anos passados, desde o cessar-fogo, sem referendo ou retirada de Marrocos poderiam dar a ideia de impasse, a verdade é que nos territórios ocupados, a ofensiva contra o povo sarauí recrudesce e intensifica-se. Perante a passividade e a cegueira voluntária...