PCP comemora Revolução de Outubro

Prosseguir a luta pelo socialismo

O PCP está a assinalar o 92.º aniversário da grande revolução socialista de Outubro de 1917 com várias iniciativas por todo o País. Momentos ímpares de convívio e reflexão entre comunistas, nestas iniciativas exaltou os valores e realizações da primeira experiência concreta de construção do socialismo e as portas que abriu para a luta dos trabalhadores e dos povos do mundo.

Com Outubro, será possível rasgar novos horizontes na luta pelo socialismo

Durante o fim-de-semana, foram dezenas de iniciativas do Partido que, de uma forma ou de outra, assinalaram a Revolução de Outubro. Em acções convocadas expressamente com esse efeito ou aproveitando a realização de diversas reuniões, plenários e convívios, os comunistas não deixaram que ficasse esquecida esta data maior da história da humanidade na sua exaltante caminhada para a efectiva liberdade, justiça e igualdade. Não permitindo que dela ficasse apenas o que os seus detractores inimigos de classe pretendem que fique, sublinharam as suas conquistas históricas e feitos heróicos mas também as terríveis consequências do desaparecimento da União Soviética e das derrotas do socialismo no Leste da Europa.
Avanços e derrotas que provam que o socialismo é não só necessário como possível e que representa a única alternativa ao capitalismo e às dramáticas consequências que lhe são inerentes. Este ano, como nos anteriores, os comunistas portugueses assinalaram este aniversário com os olhos bem firmes nos combates do presente e do futuro. Certos de que, com os ensinamentos da experiência de Outubro, será possível rasgar novos horizontes na luta pela construção de uma sociedade livre de todas as formas de exploração e opressão – o socialismo e o comunismo.
Das múltiplas acções realizadas, destacamos duas, pela sua importância: o almoço de segunda-feira na sede nacional do PCP, que contou com a participação de dezenas de funcionários e colaboradores da estrutura central do Partido, e no qual interveio Jorge Cordeiro, membro do Secretariado e da Comissão Política; e o almoço de sábado, na Quinta da Atalaia, promovido pelo Sector do Património, no qual tomou da palavra o director do Avante! e membro do Comité Central José Casanova.


Mais artigos de: Em Foco

Uma realização revolucionária exaltante

Assinalamos hoje a Revolução de Outubro. Fazemo-lo com a mesma atitude de sempre, inabalavelmente vinculados ao ideal comunista e à teoria revolucionária que lhe está associada, tendo presente a experiência e projecto próprios de um partido com 88 anos de vida, profundamente ligado aos trabalhadores e ao povo, que,...

O futuro pertence ao comunismo

(…) A Revolução de Outubro foi ponto de partida para a primeira grande tentativa, na história da humanidade, de construção de uma sociedade nova, liberta de todas as formas de opressão e de exploração. O impacto e as consequências planetárias deste acontecimento constituem uma realidade objectiva de tal forma impressiva...