OEA falha diálogo nas Honduras

A Organização dos Estados Americanos (OEA) deixou Tegucigalpa, no dia 9, sem conseguir qualquer progresso na resolução da crise provocada pelo golpe de estado militar.
A missão da OEA chegou às Honduras, no dia 7, integrada por vários ministros de países americanos, com o objectivo de exigir a restituição do presidente deposto, Manuel Zelaya, que está refugiado desde dia 21 de Setembro na embaixada do Brasil na capital hondurenha.
Porém, a delegação confrontou-se com a recusa do usurpador golpista, Roberto Micheletti, que não admite o regresso de Zelaya ao poder, ponto principal da proposta da OEA.
No mesmo dia, o grupo de trabalho da ONU sobre o uso de mercenários revelou que 120 paramilitares de vários países vizinhos teriam participado no golpe de Junho nas Honduras.
O grupo alertou ainda que grandes latifundiários já contrataram 40 ex-membros do grupo Autodefesas Unidas da Colômbia para se protegerem da violência entre as forças golpistas e os apoiantes do presidente deposto Manuel Zelaya.
«Exortamos as autoridades hondurenhas a tomarem todas as medidas práticas para evitar o uso de mercenários dentro do seu território e investigarem as acusações relativas à sua presença e suas actividades», disseram os cinco especialistas independentes numa declaração conjunta divulgada, dia 9, em Genebra.


Mais artigos de: Aconteceu

Médicos cubanos na Venezuela

A Venezuela recebeu no dia nove um novo contingente de mil médicos cubanos para o programa social Misión Barrio Adentro (Missão Dentro do Bairro) criado para atender gratuitamente venezuelanos pobres.Os médicos cubanos foram recebidos por Hugo Chávez durante um acto celebrado na Sala Rio Reyna do Teatro Teresa Carreño de...

Sesimbra requalifica-se

A Câmara de Sesimbra viu aprovada pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) a sua candidatura para a valorização da Lagoa de Albufeira, no valor de dois milhões de euros.A informação foi prestada na passada semana pela autarquia em comunicado onde afirma que o projecto de requalificação da Lagoa de Albufeira...

Lembrar Giacometti

Michel Giacometti: Oitenta anos, Oitenta Imagens, assim se chama a exposição que desde o início do mês está patente no Museu da Música Portuguesa, em Cascais. Assinalar os oitenta anos deste etnomusicólogo nascido na Córsega, dando a conhecer uma parte do trabalho que legou a Cascais, onde habitou durante 30 anos,...

Estudar sai caro

Os custos da Educação em Portugal para um estudante do ensino superior são dos mais elevados da Europa, representando 11 por cento do Produto Interno Bruto per capita português, revela um estudo efectuado por Luísa Cerdeira, professora e administradora da Universidade de Lisboa.Analisados os custos de ensino e o custo de...