
- Nº 1867 (2009/09/10)
Outras organizações
Festa do Avante!
Espaço Mulher
O espaço dedicado à luta pela emancipação feminina homenageou, em exposição, a revolucionária alemã, Rosa Lxembourg, assassinada pelos fascistas alemães em 1919, com o Secretário-Geral do Partido Comunista Alemão, Karl Libnecht. A fundadora daquele partido teve um papel fundamental na luta pela emancipação das mulheres e pela igualdade de género. Numa aprazível esplanada num dos topos da festa, aqui decorreu, sábado, um debate com a eurodeputada do PCP, Ilda Figueiredo e a vereadora comunista do Seixal e candidata às legislativas por Setúbal, Paula Santos, que analisaram a situação económica e social das mulheres no mundo do trabalho e os problemas relacionados com a violência doméstica, salientando as propostas válidas, alternativas e consequentes da CDU.
Imigração
Cheio de juventude, o Espaço Imigração, decorado em grafitti, teve um palco onde um conjunto de DJ's e MC's levaram ao espaço muito entusiasmo. Sabores da cachupa e de outras iguarias com proveniências dos PALOPs não faltaram e sábado decorreu um debate sobre os problemas com que se confrontam as comunidades imigrantes, com o dirigente do SIESI/SCGTP-IN e da Frente Anti-Racista, Manuel Correia e o professor José Malheiros. Ambos salientaram que há muito a fazer para dignificar a condição dos imigrantes combatendo o racismo e a xenofobia, tendo-se salientado que as propostas da CDU garantem políticas de tratamento justo parta todos os que vivem e trabalham em Portugal.
Emigração
Ponto de encontro e de convívio para os emigrantes portugueses que vêm à Festa, com uma aprazível esplanada, este é o espaço dos comunistas a viver fora de fronteiras, onde se podem provar iguarias e pratos dos países onde trabalham, destacando-se a salsicha alemã. O espaço também pretendeu ajudar os visitantes a reflectir sobre a forma como o Governo PS tem tratado os emigrantes com o fecho de consulados e de missões diplomáticas e a redução e fragilização dos vínculos dos quadros consulares que prestavam serviços entretanto extintos pelo executivo de José Sócrates mas imprescindíveis para os portugueses que vivem e trabalham além fronteiras.
Espaço Criança
Assegurado pelos monitores da Associação de Pioneiros de Portugal, o Espaço Criança voltou a satisfazer os mais pequenos com brincadeiras próprias, equipamentos de jardim renovados, pinturas de cara, desenho e teatro infantil, que também passou pelo Avanteatro. Muito bem decorado com um boneco palhaço suspenso na torre de entrada do espaço e o quiosque para os mais pequenos com as guloseimas mas também os sumos e leites, o espaço não teve mão a medir para um público cada vez maior e sempre razoavelmente exigente como são os mais pequeninos. Junto ao recinto desportivo esteve um castelo insuflável para as crianças brincarem, equipamento que enriqueceu ainda mais a oferta para os mais pequenos.
LG