- Nº 1867 (2009/09/10)

A paixão pelo futebol

Festa do Avante!

O futsal é uma modalidade em crescente expansão e que tem vindo a captar o interesse de um número cada vez maior de praticantes e adeptos. O campeonato de futsal seniores masculinos que habitualmente precede a realização da Festa, assumindo a qualidade de seu importante veículo de promoção e divulgação, voltou este ano a ser uma prova muito competitiva que teve o seu epílogo sábado e domingo na Atalaia.
O apuramento ditou que na disputa pelos quatro lugares cimeiros a classificação ficasse do seguinte modo: 1.º – Clube Recreativo Romeirense; 2.º - Almada Unida; 3.º.- Ecalma; 4.º – Clube Desportivo e Recreativo do Fogueteiro. A taça fair-play (por votação dos árbitros) foi para o grupo Ecalma, tendo Jinelson Teixeira (do Fogueteiro) garantido a taça para o melhor marcador.
Todos os jogos foram disputados no polidesportivo perante um público fiel e entusiástico que encheu por completo as bancadas, sempre pronto para dar apoio à sua equipa.
Amor às cores do seu clube e à prática desportiva que foram visíveis na generalidade dos jogadores e técnicos presentes e que pudemos igualmente constatar entre as duas equipas que disputaram no último fim-de-semana a final de um outro campeonato de futsal, igualmente destinado à promoção da Festa e que decorreu entre Julho e Agosto em Viseu. Falamos da partida entre as equipas de Cinfães e de Folgosa do Douro (Armamar), que esta perdeu por quatro a um, depois de ter obtido um lugar de destaque na fase de apuramento com a conquista de melhor marcador e de melhor guarda-redes, com trinta golos marcados e cinco sofridos.
Resultado este que não tirou brilho ao trabalho da equipa de Folgosa do Douro, que se apresentou neste jogo desfalcada de dois dos seus jogadores, impossibilitados de vir devido ao seu trabalho nas vindimas. E muito menos esta derrota obscureceu a alegria dos seus atletas, como António Cipriano, simultaneamente seu treinador, que não escondeu a satisfação por esta sua primeira presença na Festa do Avante!, «uma maravilha» e «um mundo», segundo confessou ao repórter.
Com 41 anos, disse-nos ter sido esta a sua derradeira partida como jogador, despedida encarada com naturalidade e de que leva a boa recordação de ter ocorrido num evento onde, observou, sentiu um «excelente ambiente» e uma «organização boa, onde nada faltou».
Idêntico percepção tem Manuel Figueiredo, uma espécie de mentor da equipa e seu mecenas, se assim podemos dizer, já que é ele o titular do equipamento vestido pelos jogadores, que empresta com gosto. O que se explica pela simples razão de que o futebol, como afirma, é «uma das suas paixões», que partilha com o mesmo afecto que dedica ao PCP.

Avante Jovem

Mas se o futsal sénior é capaz de despertar assim paixões nos mais velhos, não é difícil imaginar como a sua prática «toca» os mais novos. Basta olhar, aliás, para a forma como decorreu o III torneio Avante Jovem, que teve igualmente o seu epílogo na tarde de domingo. Foram momento empolgantes e de grande emoção os que se viveram dentro e fora do rectângulo do polidesportivo, em jogos muito disputados mas onde prevaleceu sempre uma atitude de disciplina e respeito pelas regras e pelo adversário. Com a participação de 42 equipas dos concelhos de Almada, Seixal, Sesimbra, Barreiro e Setúbal, envolvendo 720 atletas com idades entre os oito e os doze anos, do torneio resultou a seguinte classificação após os derradeiros jogos disputados na Atalaia: 1.º – Grupo Desportivo de Sesimbra; 2.º – Grupo Desportivo Amarelos de Setúbal; 3.º Beira-Mar de Almada; 4.º – Grupo Desportivo Fabril. O título de «atleta mais regular» foi para Diogo Marques, do Grupo Desportivo Fabril.