Trabalho e obra ao serviço das populações

Jorge Cordeiro (Membro da Comissão Política)
Está concluída a entrega das candidaturas às eleições autárquicas de Outubro próximo e concretizado com êxito o primeiro dos objectivos da CDU.

A CDU tem um imenso pa­tri­mónio de tra­balho e re­a­li­za­ções

Uma expressiva e presença generalizada de listas para os órgãos municipais (301 dos 308) e, sobretudo, pelo seu significado, a apresentação em 2275 freguesias (que constitui o maior número de listas a freguesias desde 1989), são expressão da dimensão nacional de um projecto enraizado na vida e realidade locais. E também uma confirmação, que um balanço posterior tornará ainda mais nítido, do carácter unitário das candidaturas da CDU que a confirmam como um espaço de participação e convergência democráticas de milhares de homens e mulheres independentes que, ao lado do PCP e do PEV, agem e trabalham, em maioria ou minoria, em defesa dos interesses locais e da melhoria das condições de vida das populações.
Uma participação que desmente todos os que a propósito das listas de cidadãos eleitores se apressam a transformá-las em listas de independentes quando em muitos dos casos são, sobretudo, veículos de projectos particulares, ambições pessoais ou mal disfarçadas candidaturas partidárias. E que sobretudo afirmam a natureza superior de uma força política que sem esconder quem lhe dá suporte político e jurídico faz da empenhada e participação de milhares de cidadãos independentes um acto responsável, baseada num projecto claro, num percurso de trabalho e obra que lhe confere particulares responsabilidades. Um projecto incompatível com soluções de aluguer de sigla ou baseadas em disponibilidades de momento ou arrivismos à margem de um programa responsável.
Aqui estamos agora prontos a construir uma grande campanha eleitoral que, articulada com a decisiva batalha das legislativas e para esta contribuindo, confirme a CDU como uma força indispensável à afirmação e defesa do poder local, amplie as suas posições e número de eleitos e a projecte para um novo mandato com as acrescidas responsabilidades que o seu trajecto de trabalho e obra realizada lhe confere.
Na CDU e na intervenção dos seus eleitos locais está presente um reconhecido património de trabalho e realizações, uma distintiva qualidade na intervenção e gestão de centenas de autarquias, uma inegável obra realizada na valorização urbana e cultural de numerosos concelhos e freguesias do País, uma acção em defesa do poder local democrático e um percurso marcado pelo trabalho, honestidade, competência e isenção.
Na defesa intransigente dos interesses populares, na acção empreendedora de apresentação de propostas e soluções mas também, nas provas dadas pelo trabalho desenvolvido, a CDU afirma-se como uma força portadora de um projecto de futuro com a energia, a capacidade e o saber indispensáveis à construção de uma vida melhor.

Qua­li­dade e mo­der­ni­zação

Para os que concedem, perante um trabalho e resultados sem paralelo desenvolvido, no reconhecimento da acção da CDU nas autarquias para de imediato sentenciarem sobre o esgotamento do seu projecto autárquico, a acção dos eleitos da CDU cuida de os desmentir. Manutenção de elevados níveis de qualidade na gestão de equipamentos e infra-estruturas convivem com uma indesmentível capacidade de inovação e de resposta a novos problemas. Qualidade e rigor na gestão que soube construir nos grandes meios urbanos, cidades com centralidade próprias, preenchidas por uma vida social e cultural ímpar onde antes predominava uma organização de espaço urbano limitado a pouco mais que dormitórios, como é bem patente na Península de Setúbal.
Qualidade e inovação na gestão, responsáveis por realizações como o Fluviário de Mora ou a Central Fotovoltaica de Moura terem um reconhecimento que vence as fronteiras nacionais.
Qualidade e competência que fazem das autarquias da CDU um incontornável contributo para o desenvolvimento local e regional como o testemunha a inegável capacidade de realização e captação de investimento de base económica de que os sete municípios da CDU em Beja (dos 13 que constituem o distrito) são exemplo ao serem responsáveis pela captação de 94 por cento dos fundos comunitários do III QCA destinados àquele distrito.
Qualidade e modernização dos sistemas urbanos e da organização do território traduzidos na actualização dos instrumentos de planeamento, na introdução de novos e modernos meios de transporte, na valorização e usufruto do espaço público de que uma nova geração de parques urbanos é exemplo.
Qualidade na educação e nos projectos educativos, na ligação da escola ao meio e do ensino à vida, na difusão e valorização da ciência de que o Centro de astronomia/Parque de Ciência Viva em Constância é exemplo. Qualidade e democratização do acesso à cultura e à prática desportiva reconhecidamente afirmadas pelas Sei­xa­líadas, o maior e mais importante evento desportivo de massas realizado no País. Qualidade e firmeza na defesa do carácter público da gestão, na preservação da água enquanto bem público, na valorização dos trabalhadores da autarquia e das suas condições de trabalho.
Suportado num projecto sério, responsável e com princípios que, como nenhum outro, dá garantias de trabalho, honestidade e competência, a CDU parte para um novo mandato em condições de honrar o seu percurso de trabalho na construção de uma vida melhor.


Mais artigos de: Opinião

Os livros da escola

A duas semanas do recomeço do ano lectivo, as grandes superfícies comerciais lançam coloridas campanhas de «regresso às aulas», os bancos promovem as suas ofertas de créditos pessoais com juros bem acima dos 10%, e as famílias com filhos em idade escolar fazem as contas à vida para aguentar o embate do mês de Setembro. O...

Os portugueses e os <i>off-shores</i>

«O dinheiro que os portugueses enviaram no primeiro semestre para os off-shores chegava e sobrava para pagar o novo aeroporto de Lisboa e a terceira travessia sobre o Tejo.» Assim, literalmente assim, «informava» a TSF este domingo.Mas para o caso de algum ouvinte ter ficado com dúvidas sobre quem seriam esses...

Deixa memória

Viveu de cabeça erguida, afirmando plenamente a sua dignidade humana, num direito que fica como marco e padrão de Democracia.Mantinha uma alegria genuína de viver, num carácter marcado pela tenacidade, lealdade, solidariedade. Sabia lutar por valores que ultrapassam o próprio sistema e por questões radicais que...

Critérios

No final da semana passada o senado colombiano aprovou uma proposta de referendo com o objectivo de permitir a reeleição de Álvaro Uribe em 2010. A decisão contou com 56 votos a favor e dois contra, num total de 102 senadores, uma vez que os representantes dos partidos Liberal e Pólo Democrático optaram por não...

O triângulo da subversão

A intensificação da contra-ofensiva do imperialismo na América Latina é uma realidade, como o comprova o golpe de estado nas Honduras de 28 de Junho. Assiste-se a uma vasta manobra para aplacar os processos progressistas em curso na região que configuram uma ameaça à perpetuação do domínio das oligarquias e do capital...