ALGARVE

Modelo fracassado

Os dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística sobre o desemprego confirmam não só o seu alastramento mas revelam também o Algarve como a região onde ele mais sobe – 91,5 por cento relativamente a 2008. Esta é a análise do Secretariado da Direcção da Organização Regional do Algarve, que realça que o «assinalado recuo de 5,4 no Algarve face a Maio no corrente ano, esfumar-se-á acabada que seja a denominada época turística».
Os comunistas destacam que os dados do INE confirmam os alertas sucessivos do PCP «quanto ao modelo de desenvolvimento regional imposto pelas políticas de direita do PS e do PSD». Esta realidade impõe, acrescentam, a adopção de medidas que «dinamizem a economia regional, apoiem os micro e pequenos empresários e garantam o trabalho com direitos». Este tem sido, aliás, o sentido de sucessivas propostas apresentadas pelo PCP e «sempre recusadas pelo PS».
Ao mesmo tempo que chumbava as propostas do PCP, lembram os comunistas, o Governo aprovava «linhas de crédito que não dão resposta às dificuldades de muitas micro e pequenas empresas já de si endividadas» e incentivava o lay-off, «com claros prejuízos para os trabalhadores», além de «não dar resposta aos milhares de trabalhadores que já estão no desemprego».


Mais artigos de: Breves PCP

Quantos estudos mais?

«Com a aproximação de eleições, lá vem o PS anunciar mais um estudo para a Barragem do Pisão», critica em comunicado o Secretariado da Direcção da Organização Regional de Portalegre do PCP (DORPOR). Os comunistas lembram que esta obra é esperada na região «há mais de 50 anos», tendo sido incluída, e nunca concretizada,...

Compromissos cumpridos

A Comissão Concelhia de Serpa do PCP valoriza o cumprimento dos compromissos eleitorais apresentados pela CDU em 2005. «O que falta está em execução ou para iniciar brevemente, tendo sido ainda realizadas obras e iniciativas que não constavam no compromisso apresentado às populações», destaca. O PCP lamenta ainda que o...