
- Nº 1860 (2009/07/23)
Seixal reivindica mais valências
Nacional
A Assembleia Municipal do Seixal reivindicou, dia 13 de Julho, por unanimidade, mais valências para o futuro hospital do concelho por não concordar com o despacho da Ministra da Saúde quanto ao perfil assistêncial da unidade hospitalar.
O despacho, publicado dia 15 de Junho em Diário da República, afirma que os cerca de 550 mil habitantes de Almada, Seixal e Sesimbra apenas irão ter à sua disposição «um serviço de urgência básica» no futuro Hospital do Seixal.
Esta decisão ficou «aquém» das expectativas do município que juntamente com as populações, desde 2006, luta por um hospital dotado de urgências e camas para internamento.
Deste modo, a Assembleia Municipal, em reunião extraordinária, voltou a solicitar, com carácter de urgência, ao Governo, através do Ministério da Saúde, «toda a documentação em que fundamentou a sua decisão sobre o Perfil Assistencial e dimensionamento do Hospital no Seixal».
Reivindicou ainda que «o novo Hospital no Seixal seja dotado de camas de internamento para doentes agudos e de um serviço de urgência com capacidade de resposta, que corresponda a uma adequada assistência hospitalar que satisfaça as necessidades das populações».