
- Nº 1858 (2009/07/9)
CDU quer dar voz às pessoas
Nacional
Serpa Soares, 62 anos, médico, é o candidato da CDU à presidência da Câmara de Castelo de Vide. O candidato foi escolhido por unanimidade pela comissão política concelhia do PCP. Em Campo Maior, o médico António Campos, 59 anos, é o cabeça de lista à presidência da autarquia.
A professora de música Helena Neves é o rosto da candidatura da CDU à presidência da Câmara de Viseu, que prometeu, na sua apresentação pública, «dar voz a quem não tem sido ouvido» pela maioria PSD há duas décadas no poder.
Docente nos conservatórios de música de Viseu e da Guarda, Helena Neves, de 34 anos, é porta-voz do Movimento de Utentes dos Serviços Públicos de Saúde do distrito e foi mandatária pelo «Sim» no referendo sobre a despenalização do aborto.
Na ocasião, a candidata considerou que Viseu «continua a sofrer de alguns problemas, fruto de políticas de uma direita que não tem contemplado as reais necessidades do concelho». Os transportes públicos, o saneamento básico e a água ao domicílio, a construção de mais escolas, o comércio tradicional e os serviços públicos de saúde são algumas das preocupações da CDU.
Para encabeçar a lista à Assembleia Municipal, a CDU escolheu João Serra, de 37 anos, funcionário da autarquia como operador de máquinas pesadas e veículos especiais.
Presente na cerimónia esteve Carlos Gonçalves, da Comissão Política do Comité Central do PCP, que frisou que a CDU apresenta para Viseu «um projecto claro, contra estilos trauliteiros mais ou menos populistas, mais ou menos sorridentes” e contra “falsas alternativas que não são mais do que projectos de alternância».
Em Ponte de Sôr, o arquitecto João Pedro Amante, de 35 anos, é o candidato da CDU à Câmara Municipal. O candidato, actualmente vereador em regime de não permanência naquele município alentejano, foi escolhido numa reunião do Secretariado da Comissão Política Concelhia do PCP de Ponte de Sôr.
João Pedro Amante é militante do PCP desde 2002 e integrou a Assembleia Municipal de Ponte de Sôr entre 2001 e 2005.
Sidónio Fernandes, reformado, é o cabeça de lista da CDU à Câmara de Torre de Moncorvo. «As pessoas estão cansadas», afirmou, na apresentação da sua candidatura, onde prometeu combater «o isolamento que transformou Torre de Moncorvo numa ilha» para «retomar o lugar que já teve, ou seja, um dos concelhos mais dinâmicos e desenvolvidos do distrito».