
- Nº 1851 (2009/05/21)
João Ferreira em Guimarães e Lisboa
Castigar os responsáveis por esta política
Nacional
João Ferreira, segundo candidato da CDU às eleições para o Parlamento Europeu, esteve em Guimarães no dia 15 em várias acções de contacto com os trabalhadores e as populações locais. No mercado municipal, o candidato privilegiou o contacto com compradores e vendedores, que lhe colocaram as suas preocupações, voltadas sobretudo para a falta de trabalho.
O destino seguinte foi o campus de Azurém da Universidade do Minho, onde João Ferreira foi recebido pelo vice-reitor, pelo pró-reitor e pelos responsáveis pelas três faculdades daquele pólo: Engenharia, Ciências e Arquitectura. No encontro, o candidato ouviu e abordou questões relacionadas com o financiamento e os constrangimentos existentes, o andamento do processo de Bolonha e as relações e parcerias do pólo de Guimarães da Universidade do Minho com outras entidades locais públicas e privadas em projectos e programas para o desenvolvimento da economia local e regional.
Em seguida, João Ferreira participou numa acção de contacto com trabalhadores do grupo Pizarro, onde foram distribuídos folhetos com a lista da coligação do Parlamento Europeu. Na ocasião, o candidato apelou ao voto na CDU de forma a castigar os partidos que são responsáveis pela situação que o País atravessa.
No dia anterior, João Ferreira participou num debate em Lisboa, dedicado aos défices – das constas públicas e das políticas sociais, de ciência e de cultura. Participaram, além do candidato, o professor José Pereirinha e Ricardo Oliveira, membro do Comité Central do Partido. A discussão incidiu sobre o papel do défice na redução do peso do Estado na economia e o seu carácter instrumental e ao serviço dos grandes grupos económicos e financeiros.
O momento foi aproveitado para realçar as propostas da CDU, nomeadamente aquelas que se prendem com o abandono das imposições de um défice de 3 por cento do PIB, bem como da necessidade de ruptura com as políticas de direita em Portugal e na Europa.