- Nº 1851 (2009/05/21)

Exercer direitos

Nacional

No âmbito da pré-campanha das eleições para o Parlamento Europeu, a Juventude CDU organizou, no dia 16, acções de propaganda junto de grandes superfícies comerciais da margem sul do Tejo – Almada Fórum, Rio Sul (Seixal) e Fórum Barreiro – com a participação da candidata Carina Castro. Em todos estes centros comerciais, as administrações tentaram impedir a distribuição dos folhetos da CDU.
No Rio Sul, um segurança abordou os jovens dizendo que a administração não autorizava a distribuição de publicidade naquele local. Logo os activistas da CDU explicaram que não se tratava de publicidade mas sim de propaganda, mostrando em seguida a Lei de Propaganda e o parecer do Tribunal Constitucional, que garantem o exercício deste direito.
Ao ver que a administração se revelava intransigente na proibição, a polícia foi chamada ao local e deu razão aos jovens. A administração do centro comercial foi obrigada a pedir desculpas e a distribuição de propaganda prosseguiu. No Fórum Barreiro, os acontecimentos foram semelhantes, mas a administração manteve a intenção de impedir a distribuição de propaganda, tendo em seguida sido apresentada uma queixa na PSP local.
Em nota de imprensa, a Juventude CDU realça que «a melhor forma de garantir os direitos é exercê-los» e garante que continuará a distribuir propaganda em todos os locais onde se encontrem jovens».