Desemprego

O número de postos de trabalho destruídos nos EUA, em Abril, ascendeu a 539 mil, elevando para 8,9 por cento a taxa divulgada pelo Departamento de Estado, a maior desde Setembro de 1983. Desde Dezembro de 2007, cerca de 5,7 milhões de norte-americanos engrossaram as filas nos centros de emprego.
Estas estatísticas reportam apenas o emprego não agrícola. Acresce que, não fora a criação de 70 mil postos no sector público, e o número de despedimentos contabilizados oficialmente continuariam a superar os 600 mil por mês.
Um dia antes da divulgação destes dados, a norte-americana DuPont anunciou a eliminação de mais 2 mil postos de trabalho. A gigante mundial do sector químico já tinha despedido 4500 trabalhadores efectivos e dispensado outros 10 mil contratados a prazo.
Três dias depois, foi a vez da Dassault Aviation revelar a implementação do lay-off a 2 mil operários nas fábricas em França. A construtora francesa disse ainda que prevê despedir centenas de trabalhadores nos EUA.


Mais artigos de: Breves Intenacional

Fome

104 milhões de pessoas não terão acesso a alimentos durantes este ano, estima o director da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), Jacques Diouf. O aumento do número de casos e a insegurança alimentar que afecta 32 países deve-se à crise mundial, diz o responsável. Em 2007, o número de...

Escravidão

184 pessoas foram resgatadas de uma fábrica de cana-de-açúcar em Minas Gerais, Brasil, onde trabalhavam em regime de semi-escravidão. A unidade produtiva, propriedade do ex-ministro da Agricultura de Collor de Melo, António Cabrera, foi parcialmente impedida de laborar até proceder à correcção das situações degradantes....

Sri Lanka

Mais de um milhar de civis morreram, entre os quais pelo menos 106 crianças, depois de dois dias de bombardeamentos maciços do exército singalês contra posições da guerrilha Tamil, no Norte do país.Fontes médicas citadas por agências internacionais testemunham o cenário de «banho-de-sangue» descrito pela ONU na estreita...

Kosovo

Os protestos da comunidade sérvia no Norte do Kosovo contra a reconstrução de casas da minoria albanesa na região de Mitrovica mantém-se, isto apesar da repressão movida pelas forças da EULEX. Os sérvios reclamam os mesmos apoios e oportunidades para o retorno de sérvios expulsos no Sul da região.

Venezuela

O presidente Hugo Chávez assinou, domingo, um decreto de expropriação de 10 mil hectares de terra. O objectivo, disse, é combater o latifúndio absentista e mudar a monocultura de cana-de-açúcar rentabilizando o solo para a produção de alimentos.«Quase todas estas extensões são produto do espólio e da violência dos...

Califórnia

O Estado mais rico dos EUA é incapaz de controlar a vaga de incêndios que assola o território. A semana passada, 30 mil pessoas foram evacuadas das imediações de Santa Bárbara, juntando-se às 18 mil já deslocadas devido aos fogos.

Somália

Confrontos entre grupos armados em Mogadíscio vitimaram 65 pessoas e deixaram feridas outras 190, num fim-de-semana de combates envolvendo milicianos fiéis ao governo e opositores.