Utentes exigem mais e melhor saúde

Manifestação em Odivelas

O «Movimento Mais Saúde» e os utentes de saúde de Odivelas vão realizar, sábado, uma vigília de protesto contra o encerramento de um centro de atendimento e a falta de condições dos centros de saúde do concelho.
Esta acção foi tomada durante uma reunião que juntou comissões de utentes de todas as freguesias do concelho de Odivelas, onde foram debatidos os problemas que mais preocupam a população, como a existência de 50 mil utentes sem médico de família, a degradação das condições dos centros de saúde e o encerramento do Centro de Atendimento de Urgências (CATUS).
«De ano para ano as condições de saúde em Odivelas têm-se degradado a olhos vistos. Não podemos mais ficar de braços cruzados», considerou, à Lusa, a representante do «Movimento Mais Saúde», Natália Santos.
Para Natália Santos «as condições de saúde não acompanharam o crescimento demográfico existente no concelho» situação que originou um «défice de médicos e enfermeiros em Odivelas»
«Cada vez temos mais pessoas, sobretudo idosas, o que exige mais cuidados de saúde, mas infelizmente aquilo que se verifica é a saída de médicos que depois não são substituídos», adiantou.
As condições das instalações onde se presta o atendimento aos doentes, nomeadamente dos centros de saúde foram também alvo de críticas por parte das comissões de utentes.
Anabela Santos, da Pontinha, contou por exemplo que «chove no interior Centro de Saúde» existente naquela freguesia e que «os funcionários têm de colocar baldes de água para apanhar as gotas da chuva», e Florentino Serranheira, da Comissão de Utentes de Famões, lamentou a inexistência de elevadores que dificultam o acesso ao Centro de Saúde, especialmente a quem tem mobilidade reduzida.
O encerramento do CATUS de Odivelas, e a sua transferência para um Serviço de Urgência Básico instalado em Loures, é outro dos receios da população que teme ficar sem aquela unidade que atende cerca de mil utentes por semana.


Mais artigos de: Nacional

Trabalho, honestidade e competência

A CDU de Vila Franca de Xira apresentou, durante um jantar onde participaram mais de 150 pessoas, Nuno Libório e Carlos Coutinho, como os seus cabeças de lista à Câmara e Assembleia Municipal. José Neves será o mandatário concelhio da CDU.

Investir em Palmela

Mais investimento na educação e o aproveitamento das oportunidades proporcionadas pela construção da Ponte Barreiro/Chelas e do novo aeroporto na Margem Sul, são os principais objectivos da recandidatura de Ana Teresa Vicente à Presidência da Câmara Municipal de Palmela.«O investimento na educação, em que nos propomos...

Ano de viragem em Alenquer!

Em Alenquer, José Manuel Catarino é o cabeça-de-lista da CDU à Câmara Municipal. «Consideramos que o trabalho realizado na autarquia nestes últimos quatro anos é a melhor prova de que a CDU é a alternativa e desafiamos o eleitorado a mudar», disse, na ocasião, o actual vereador, acreditando que «este pode ser um ano de...

CDU quer ser a força mais votada

José Decq Mota vai ser o candidato da CDU à Câmara Municipal da Horta. Em conferência de imprensa, realizada na passada semana, o actual vereador sublinhou que os objectivos da sua candidatura são muito «ambiciosos». «A CDU do Faial quer ser a força mais votada para a Câmara e, assim, eleger o presidente», frisou o...

Expectativas em alta

Em Beja, com a presença de mais de 150 pessoas, a CDU realizou, há dias, o seu 3.º Encontro Concelhio e um almoço, com mais de 800 presenças, onde foram apresentados os candidatos à Câmara Municipal: Francisco Santos, Miguel Ramalho, Maria de Jesus Ramirez, Vitor Picado e José Monge. Bernardo Loff é o cabeça de lista à...

«25 de Abril e a Liberdade!»

A CDU da Ilha Terceira, nos Açores, está a organizar um concurso de fotografia dedicado ao tema «25 de Abril e a Liberdade!». O lançamento de mais esta iniciativa enquadra-se na organização e intervenção da CDU, assegurando assim, por um lado, que os activadas da CDU, os militantes do PCP, do Partido Ecologista «Os...