Consumidores insatisfeitos

Um relatório da UE publicado esta segunda-feira, 2, revela que os consumidores estão insatisfeitos com a qualidade de serviços básicos.
É ao nível dos serviços e transportes urbanos e extra-urbanos (autocarros, comboios, eléctricos) «que se regista o índice de satisfação menos elevado e o maior número de problemas: menos de metade dos consumidores está satisfeito com estes serviços», conclui o estudo.
Quanto à área da energia, «menos de dois terços dos consumidores estão satisfeitos com o seu fornecedor», refere o relatório, observando que os serviços de fornecimento de electricidade e de gás apresentam igualmente um «mau desempenho em termos de ofertas e de possibilidades de mudança de fornecedores».
No sector bancário, os dados relativos às práticas tarifárias mostram que as comissões cobradas e as taxas de juro «diferem consideravelmente e de uma forma dificilmente explicável entre os estados-membros». As taxas de juro para créditos ao consumo relativos a períodos entre um e cinco anos, por exemplo, variam entre 0,21% na Suécia e 12,12% na Estónia.
Aquando da privatização dos serviços básicos, as autoridades garantiam que tal iria contribuir para a «melhoria da qualidade» e a «redução de preços».


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