
- Nº 1834 (2009/01/22)
Bolívia
Campanha em recta final
Internacional
Milhares de bolivianos juntaram-se domingo em Montero, no Norte da província de Santa Cruz, para uma concentração de apoio à nova Constituição Política do Estado, proposta pelo governo do Movimento para o Socialismo (MAS), liderado por Evo Morales.
Na iniciativa, o vice-presidente Álvaro García Linera defendeu que os que querem a vitória do «não» são «os egoístas», são aqueles que impedem que o povo eleve as suas condições materiais e pretendem manter o domínio do país pelo mesmo grupo de famílias de sempre.
Linera disse acreditar que o «sim» irá ganhar por uma ampla maioria porque «esta é a Constituição dos pobres, que recupera e protege os direitos dos humildes, dos trabalhadores, dos estudantes, dos pequenos comerciantes e transportadores, isto é, da maioria do povo».
Igualmente convicto da ratificação da Carta Magna, o presidente Evo Morales lembrou que a aprovação do texto representa a consolidação do processo de transformação cujo objectivo é a promoção da justiça social e a defesa das camadas populares, e exortou os bolivianos a comparecerem em massa às urnas, no próximo dia 25, para que o triunfo seja contundente.
A semana passada, os defensores do «sim» realizaram grandes acções de campanha em La Paz, Oruro, El Alto, Yacuiba e Bermejo. Para ontem estava agendado o comício de encerramento na cidade de Santa Cruz, capital do departamento com o mesmo nome, cujo governo autonómico se opõe à nova Constituição.