
- Nº 1833 (2009/01/15)
Colômbia
Esquadrões da morte
Internacional
Informações divulgadas a semana passada pela National Security Archive (NSA) confirmam que a CIA e a administração norte-americana conheciam, desde 1994, os esquadrões da morte na Colômbia, responsáveis pelo assassinato de milhares de trabalhadores, activistas políticos e sindicais no país. Os documentos atestam ainda que os EUA estavam a par dos vínculos das forças militares colombianas com o paramilitarismo e o narcotráfico.
De acordo com a NSA, os serviços secretos de Washington e o seu representante diplomático em Bogotá sabiam que as forças governamentais e os paramilitares assassinavam civis fazendo-os passar por guerrilheiros das FARC, por forma a «mostrarem serviço» e intimidarem as populações.
No mesmo dia em que a NSA revelou estas informações, o Partido Comunista Colombiano denunciou a morte de mais um dos seus militantes. Adolfo Tique foi assassinado no dia 1 de Janeiro com três punhaladas no peito. O homicida, José Vicente Acosta, detido pelas autoridades, foi posteriormente deixado em liberdade.