Afeganistão

O ano de 2008 foi o mais mortífero para as tropas dos EUA, que registaram 155 baixas em combate naquele país. Em 2007 o número de mortos entre os soldados norte-americanos chegou aos 117. No total, de acordo com dados oficiais, já morreram no Afeganistão desde 2001 cerca de 630 militares de Washington.
Entre os países que integram a força internacional que ocupa o território, o número de baixas o ano passado também cresceu face ao período anterior, contabilizando-se 138 mortos em 2008 contra 115 em 2007.
Estes números confirmam o recrudescimento da resistência face à ocupação. Só o ano passado o número de ataques à bomba no país quase que duplicou superando os dois mil.
Quanto ao número de civis vítimas do conflito, a ONU estima em mais de quatro mil o número de mortos só nos primeiros oito meses de 2008. A semana passada, na província de Laghman, outras 17 pessoas, entre as quais mulheres e crianças, sucumbiram a um ataque das forças dos EUA.


Mais artigos de: Breves Intenacional

Ásia Central

O presidente da Quirguízia, Kurmanbek Bakiev, vai denunciar o acordo que permite aos EUA manter uma base militar no país. De acordo com a imprensa moscovita, citada pela Lusa, Bakiev terá chegado a um entendimento com a vizinha Rússia quanto à concessão de um empréstimo e de investimentos futuros, indispensáveis para o...

Cáucaso

Os EUA e a Geórgia assinaram um novo acordo de parceria estratégica. O documento subscrito pela secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, e pelo homólogo georgiano, Grigol Vachadze, aponta, nas palavras da responsável pela diplomacia norte-americana, «o caminho para o desenvolvimento[da cooperação bilateral] nos...