Palestina

A política de Israel assemelha-se a um crime contra a humanidade, considerou o relator da ONU para os direitos humanos nos territórios palestinianos, Richard Falk, que classificou ainda de «punição colectiva» a prática dos governos de Telavive para com as populações palestinianas que residem na Cisjordânia e em Gaza.
Num comunicado divulgado em Genebra, sede do Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas, Falk lembrou «o cerco mantido em toda a sua brutalidade por Israel contra Gaza, que mal deixa passar alimento e combustível em quantidade suficiente para evitar a fome e as doenças».
A semana passada, Israel anunciou ter permitido a entrada de alimentos, gás doméstico e combustível para a Faixa de Gaza, mas a quantidade de géneros divulgada é manifestamente escassa dadas as carências que enfrentam o milhão e meio de habitantes do território.


Mais artigos de: Breves Intenacional

Chile

Pela primeira vez em 35 anos, os comunistas tomaram posse da presidência de uma autarquia no Chile. Na quinta-feira, dia 10, no município de Pedro Aguirre Cerda, a primeira candidata da lista apoiada pelo PC do Chile, Claudina Núñez Jiménez, assumiu o cargo e apelou ao povo e às organizações sociais para que participem...

Zimbabué

O governo de Robert Mugabe culpa a Grã-Bretanha pela epidemia de cólera que já matou cerca de 800 pessoas no país e ameaça espalhar-se aos vizinhos Moçambique e África do Sul. Segundo o ministro da Informação de Harare, Londres levou a cabo um acto de guerra bacteriológica contra o povo zimbabueno.O executivo de Mugabe...