- Nº 1828 (2008/12/11)

Notícias da Crise

Europa

Alemanha
As principais entidades financeiras da Alemanha prevêem uma forte recessão da economia germânica em 2009. Se o Bundesbank (banco central) prevê uma redução do PIB em 0,8 por cento, o Commerzbank é menos optimista apontando um decréscimo de 1,2 por cento, ou seja, a mais forte quebra desde a criação da República Federal Alemã em 1949. Todavia, o cenário pode ser ainda pior. Segundo os cálculos do Deutsche Bank, a maior instituição bancária do país, o PIB poderá recuar quatro por cento, hipótese cuja probabilidade de se verificar é de um para três.

Suécia
A economia sueca entrou oficialmente em recessão, tendo registado uma contracção de 0,1 por cento no terceiro trimestre em comparação como o trimestre anterior, que já havia registado uma redução de uma décima. Neste contexto de crise, o governo foi recentemente surpreendido com a intenção manifestada pelas americanas General Motors e Ford de se livrarem das filiais suecas, Saab e Volvo, respectivamente, que, apesar da sua situação deficitária, representam 10 por cento das exportações do país e empregam 140 mil trabalhadores.

Daimler e BMW

A Daimler anunciou, na segunda-feira, 8, que irá colocar 20 mil trabalhadores em regime de trabalho precário, o qual prevê a atribuição de um subsídio semelhante ao de desemprego. As vendas do grupo caíram em Novembro 25 por cento e atingiram os 28 por cento na sua principal marca, a Mercedes. Por acordo assinado com os sindicatos, a Daimler está obrigada a garantir os cerca de 150 mil postos de trabalho nas 14 fábricas alemãs até 2011.
Também a BMW enviou, dia 6, os seus trabalhadores da principal fábrica, em Munique, para férias de Natal prolongadas. A marca viu as suas vendas baixarem 25 por cento em Novembro.

Credit Suisse

O segundo banco suíço, Credit Suisse, decidiu despedir 5300 trabalhadores (11 por cento do total), com vista a reduzir os custos em dois mil milhões de francos suíços. O grupo registou em finais de Novembro perdas financeiras na ordem dos três mil milhões de francos (perto de dois mil milhões de euros).