- Nº 1823 (2008/11/6)

Almoço em Aveiras

PCP

Jerónimo de Sousa participou, domingo, num almoço realizado em Aveiras de Cima, no concelho da Azambuja, que reuniu dezenas de militantes e simpatizantes comunistas. Comentando a decisão do Governo de assumir o controlo do Banco Português de Negócios/BPN, o dirigente do PCP chamou a atenção para a contradição do Executivo: ao mesmo tempo que nacionaliza um banco, inscreve no Orçamento de Estado a privatização de empresas públicas, como a GALP, a REN, a ANA ou a TAP.
Lembrando que há muito que o PCP defende que o Estado deve deter «posições importantes em áreas estratégicas da economia», em particular no sector financeiro, Jerónimo de Sousa questionou, à imprensa, à margem do almoço: «É uma nacionalização para quê?»
Para salvar temporariamente o banco e, depois, voltar a privatizar ou para manter no controlo do Estado? É que tendo em conta a área de negócio do banco, esta poderia ser uma boa oportunidade para apoiar as pequenas e médias empresas portuguesas. «Vamos ver o que faz o Governo.»