- Nº 1822 (2008/10/30)

Palestina sob a repressão

Breves Intenacional

Paralelamente à instabilidade política e institucional em Israel, os palestinianos continuam sob a feroz repressão israelita. Nos últimos dias, dezenas de pessoas foram detidas pelo exército de Telavive em resultado das incursões diárias na Cisjordânia, aumentando para cerca de 11 mil o total de presos palestinianos nos cárceres do ocupante.
Em entrevista recente ao sítio Rebelion.org, Abla Rimawi, ex-prisioneira palestiniana e companheira de Ahmad Saadat, secretário-geral da Frente Popular de Libertação da Palestina, recordou que desde 1967, mais de 700 mil palestinianos, aproximadamente 25 por cento da população, passaram pelas prisões de Israel.
Só desde 2000, data do início da Segunda Intifada, mais de 60 mil palestinianos conheceram tal condição, o que significa, disse Rimawi, que «não há praticamente nenhuma família palestiniana nem nenhum sector social a salvo das consequências da ocupação.
A resistente palestiniana sublinhou ainda que entre os detidos, 700 são mulheres, 350 são crianças e 40 deputados eleitos em eleições reconhecidas como livres e justas.