
- Nº 1817 (2008/09/25)
Manifestações antiguerra
Fora do Afeganistão
Europa
Várias dezenas de milhares de pessoas manifestaram-se, no sábado, 20, em várias cidades da Alemanha, França e Reino Unido, exigindo a retirada das tropas europeias do Afeganistão.
Na Alemanha, segundo dados da polícia citados pela France Presse, mais de cinco mil pessoas desfilaram em Berlim, registando-se número idêntico na manifestação em Estugarda, ambas convocadas por uma frente antiguerra integrada por 250 organizações, sob o slogan «Dêem uma oportunidade à paz, Tropas fora do Afeganistão». Cerca de 3300 soldados alemães estão actualmente colocados neste país.
Praticamente em simultâneo, perto de duas mil pessoas manifestaram-se em Paris, exigindo o regresso dos 2600 soldados gauleses enviados para terras afegãs. «Tropas francesas fora do Afeganistão», foi aqui a palavra de ordem gritada ao longo do percurso entre as praças da República e de Clichy.
Ignorando a opinião pública, que ficou chocada com a morte de dez soldados franceses numa emboscada em 18 de Agosto, o primeiro-ministro, François Fillon, anunciou, na segunda-feira, 22, na Assembleia Nacional o envio de meios militares suplementares para o Afeganistão, nomeadamente helicópteros, aviões de vigilância não tripulados, meios de escuta e morteiros, servidos por uma centena de homens.
Em Manchester, cidade do Norte de Inglaterra onde, também no sábado, se iniciou o congresso anual do Partido Trabalhista, sob liderança do primeiro-ministro Gordon Brown, vários milhares de manifestantes protestaram nas ruas contra a participação dos soldados britânicos no Afeganistão e no Iraque.
A acção foi promovida pela coligação «Stop the War» (parem a guerra) e reuniu cinco mil pessoas segundo a organização e metade de acordo com os números da polícia, entre os quais estavam representantes da associação de famílias de militares contra a guerra.