
- Nº 1809 (2008/07/31)
Sisa Vieira em Amesterdão
Aconteceu
Conferências do português Álvaro Siza e do holandês Rem Koolhaas, dois dos mais importantes e consagrados arquitectos contemporâneos, em paralelo com um conjunto de exposições e instalações dedicadas ao tema «Espaço e Lugar», integram a programação da edição da ExperimentaDesign Amesterdão 2008, que decorrerá nesta cidade entre 18 de Setembro e 2 de Novembro.
O anúncio foi feito na passada semana pela directora deste certame dedicado à arquitectura e ao design, Guta Moura Guedes, que em conferência de imprensa não escondeu ter sido «muito difícil» conseguir o que chamou de «dupla de luxo», numa alusão à presença em Amesterdão daqueles dois arquitectos.
O tema da edição deste ano da ExperimentaDesign, segundo os seus organizadores, «remete para o contexto urbano», uma vez que, foi dito, o evento «tem sempre uma relação muito próxima com a cidade onde se realiza». Daí que nas conferências estejam temas em debate como a qualidade do espaço urbano e o seu uso pela sociedade.