OVAR

Travar os despedimentos

A Comissão Concelhia de Ovar do PCP quer travar os despedimentos que a administração da Yazaki Saltano se prepara para efectuar. Os comunistas prevêem que a empresa poderá ter em vista a continuação do plano de redução de pessoal, encetado há alguns anos. Assim, poderá estar em preparação o despedimento, a curto prazo, de 300 trabalhadores, devido ao fim de produção do modelo Avensis e a deslocalização para o Leste da Europa do modelo Jaguar.
O PCP, que levantou a questão na última reunião da Assembleia Municipal, repudia a atitude «desumana» desta empresa, que «beneficiou de milhões de euros em subsídios e isenções fiscais e se prepara agora para juntar mais algumas centenas de trabalhadores aos restantes milhares que foi despedindo ao longo dos últimos anos». A administração está a aproveitar a boleia para pressionar também trabalhadores não afectos a estes modelos para que rescindam os seus contratos.
Face a este cenário, os comunistas de Ovar exigem que o Governo tome «medidas urgentes que salvaguardem os postos de trabalho». E apelam aos trabalhadores da Yazaki Saltano para que lutem em unidade pelos seus direitos, «a começar pelo direito ao trabalho».


Mais artigos de: Breves PCP

Defender o emprego

O PCP está solidário com os trabalhadores da unidade de Sanfins da Lactogal, cujo encerramento está previsto para breve. Em comunicado da Direcção da Organização Regional de Aveiro do PCP aos trabalhadores, lembra-se que o actual primeiro-ministro afirmou, na campanha eleitoral, que ia apadrinhar a criação da unidade de...

Empresa a gerir a Câmara?

A maioria PS, PSD e PP no município de Portimão aprovou recentemente a transformação da Expo-Arade numa sociedade de gestão urbana, a constituição de sete empresas municipais e sociedade anónimas e a criação de uma fundação para gerir o futuro Teatro Municipal como alternativa aos serviços municipais. Para o PCP,...