Chamas no Centro de Lisboa

Um prédio ficou totalmente destruído e outros dois sofrem danos na sequência de um incêndio que deflagrou na madrugada de domingo para segunda-feira na zona da Avenida da Liberdade, em Lisboa.
O fogo começou por volta das 23:50 no número 23 da Avenida da Liberdade e só foi dado como controlado pelos bombeiros que acorreram ao local cerca de duas horas e meia depois.
Para além deste edifício, devoluto e propriedade de uma empresa imobiliária espanhola, as chamas afectaram outros dois prédios, um contíguo, o número 23, propriedade da Junta de Freguesia das Galveias, concelho de Ponte de Sôr, que sofreu danos graves na cobertura e no quinto andar, e outro próximo do local da ignição, o número 4 da Rua da Glória.
Mai de 150 pessoas, entre residentes e turistas hospedados num hotel e numa pensão vizinhas ao local, tiveram que ser evacuadas.
Quanto aos moradores do número 21, equacionam levar a imobiliária espanhola e a Câmara Municipal de Lisboa a tribunal por incúria, dado que, argumentam, alertaram várias vezes para o estado de abandono do edifício agora em ruínas e para o perigo que este representava. O presidente da autarquia rejeita responsabilidades no sucedido.
Na cidade de Lisboa existem, segundo dados oficiais, 4600 edifícios devolutos, os quais podiam alojar cerca de 25 mil pessoas.


Mais artigos de: Aconteceu

Justa homenagem a um incansável lutador

A Câmara Municipal do Barreiro homenageou com o Galardão Barreiro Reconhecido, na área da Resistência AntiFascista, Democracia, Cidadania e Luta pela Liberdade, a título póstumo, Virgílio Azevedo, incansável lutador por uma sociedade sem exploradores nem explorados, ex-dirigente da União da Juventude Comunista e,...

<em>Águas de Portugal</em> em risco

O Grupo Águas de Portugal vive uma situação económico-financeira «débil» e algumas das empresas que o integram encontram-se em «risco iminente», diz o Tribunal de Contas.De acordo com uma auditoria do TC, entre as 65 empresas pertencentes ao Grupo, a AdP Internacional, a AdP Serviços, a AdP Formação e a Reciclamas...

INEM recua helicópteros

Os três helicópteros que o INEM previa instalar no Alentejo, Trás-os-Montes a Beira Alta, afinal, podem não entrar ao serviço, disse Abílio Gomes, presidente da instituição em entrevista à Antena 1.De acordo com as declarações de Gomes, o recuo no encerramento de alguns serviços médico-cirúrgicos previstos pelo Governo...

Comunistas retiram apoio a Singh

A Frente de Esquerda (FE) decidiu retirar o apoio ao governo liderado por Manmohan Singh, depois de confirmado o pacto nuclear estabelecido entre a Índia e os EUA.A FE agrupa o Partido Comunista da Índia-Marxista, o Partido Comunista da Índia, o Partido Socialista Revolucionário e o Bloco Avançado, e havia estabelecido...