AVEIRO

PCP questiona Governo

O Grupo Parlamentar do PCP questionou, há dias, o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, sobre o anunciado despedimento de 209 pescadores da empresa de Pesca Silva Vieira e o eventual abate de parte substancial da sua frota. Aliás, ao que se sabe, parte desta frota actua com bandeiras de conveniência e com condições laborais muito precárias.
Entretanto, como os despedimentos estão a ser anunciados como «rescisões por mútuo acordo», os pescadores não terão direito ao subsídio de desemprego, nem do prémio de imobilização definitiva, de que só pode beneficiar quem esteja matriculado na embarcação na altura do seu abate.
O PCP pretende, pois, saber se o Governo está a par deste caso, como actuou e vai actuar a Autoridade par as Condições de Trabalho neste caso concreto e se, eventualmente, o Grupo Silva Vieira beneficiou de alguns apoios para a modernização da sua frota. Finalmente, pergunta que medidas de excepção pensa o Governo tomar para fazer face à difícil situação destes pescadores e famílias.


Mais artigos de: Breves PCP

Aumentos «inadmissíveis»

A Câmara Municipal de Manteigas decidiu aumentar os preços da factura da água, com a substituição do aluguer do contador por uma nova tarifa, (mais 30%), o aumento do valor da taxa de resíduos sólidos em 4,8% e o agravamento da tarifa de saneamento, com valores acima dos 400 e até de 500%.Trata-se de «um autêntico roubo»...

Em defesa da Linha

Uma delegação da DOR Aveiro do PCP reuniu, no passado dia 2, com a Comissão Parlamentar de Obras Públicas, Transportes e Comunicações, para complementar a Petição em defesa da Linha do Vale do Vouga, subscrita por 4508 cidadãos, que entregou no dia 3 de Outubro na Assembleia da República. «A renovação, requalificação e...