É generalizada a consciência de que a situação económica e social se agrava e que as políticas que têm vindo a ser seguidas são parte, e grande, do problema. Alargam-se as desigualdades e as assimetrias, os indicadores de pobreza alargam-se e crescem.
O Comité Central do PCP, na sua reunião de 29 e 30 de Junho, analisou aspectos da situação política nacional, em particular o agravamento da situação económica e social e a ofensiva do Governo PS dirigido por José Sócrates contra os direitos dos trabalhadores, bem como o desenvolvimento da luta de massas e de oposição à política de direita; apreciou o significado da vitória do Não no referendo sobre o Tratado de Lisboa realizado na Irlanda; avaliou a concretização do conjunto de orientações e linhas de trabalho com vista ao reforço da organização do Partido e à intervenção e iniciativa políticas. O Comité Central do PCP procedeu ainda a uma apreciação à primeira fase do debate preparatório do XVIII Congresso, definiu as orientações para o prosseguimento dos trabalhos preparatórios do Congresso e aprovou o Regulamento da sua fase preparatória.
Em centenas de reuniões e plenários, milhares de militantes do Partido debateram os temas a inserir na proposta de Teses a apresentar ao Congresso do Partido.
Sob intenso calor, dezenas de milhares de trabalhadores manifestaram-se, sábado, em 21 cidades, contra a revisão das leis laborais, a carestia de vida, as baixas pensões e salários, e a destruição de serviços públicos.
No dia em que a maioria PS aprovou o novo Regime Jurídico do Contrato de Trabalho em funções públicas, a Frente Comum de Sindicatos veio garantir que a luta dos trabalhadores vai continuar e não exclui nenhuma forma.
O ano lectivo que findou foi muito violento para os docentes e a escola pública sofreu sucessivos golpes. Os resultados das lutas travadas estimulam a Fenprof e os professores para os combates que prosseguem já no dia 1 de Setembro.
Na Comissão Parlamentar de Saúde, Bernardino Soares questionou Ana Jorge sobre a gritante falta de pessoal e as muitas dúvidas suscitadas a propósito da aquisição de um novo sistema informático.
Sob o lema «Caminhos de Futuro», realizou-se, em Beja, nos dias 14 e 15 de Junho, o 14.º Congresso do Alentejo. A regionalização, a estratégia e os instrumentos para o desenvolvimento da região foram os temas centrais debatidos pelos cerca de 500 participantes.
A CDU de Loures realizou, dia 21 de Junho, um encontro para prepara as Eleições Autárquicas de 2009. Voltar a ser a primeira força na Câmara e Assembleia Municipal de Loures, reforçar a votação nas freguesias de maioria CDU e conquistar a presidência em novas freguesias, são objectivos centrais.
Reagindo à vitória do Não no referendo ao Tratado de Lisboa, o Partido Comunista da Irlanda saudou todos os que se empenharam nesta «importante vitória para a democracia, não só na Irlanda mas em toda a União Europeia».
O Banco Central Europeu reúne hoje, quinta-feira, para anunciar nova subida da taxa de juro. Até ao final de 2008 poderá registar-se pelo menos mais um aumento, agravando a situação dos trabalhadores e respectivas famílias.
Os governadores provinciais que se opõem a Evo Morales estão contra o referendo agendado para o próximo dia 10 de Agosto. Em causa está a possibilidade de perda dos privilégios que conservam.
A poucos meses de abandonar a Casa Branca, o presidente George W. Bush prepara a manutenção das tropas norte-americana no Iraque depois de terminado o seu mandato.
A iniciativa que juntou BE e Manuel Alegre é, sejam quais forem os projectos e desenvolvimentos ulteriores, reflexo directo da inquietação que a reconhecida possibilidade de alargamento da influência do PCP, face ao crescente descontentamento e luta populares, suscita.
Fomentar o desporto de massas alargando-o a toda a população é um dos objectivos do Desporto na Festa, anunciou a Comissão organizadora que com o Movimento Associativo e algumas autarquias organiza os eventos.
Convidado a participar num Encontro Internacional promovido pela União de Resistentes Antifascista Portugueses, URAP, e pelo Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica, Michel Vanderborght, presidente da Federação Internacional de Resistentes, FIR, destaca em entrevista ao concedida ao Avante! a actualidade da luta antifascista face à reabilitação e branqueamento do nazi-fascismo.