
- Nº 1803 (2008/06/19)
Ucrânia
Breves Intenacional
Protestos anti-NATO receberam, segunda-feira, o secretário-geral da organização, Jaap de Hoop Scheffer, no primeiro de dois dias de visita que aquele responsável efectuou à Ucrânia a convite do presidente Victor Yuschenko.
A presença de Scheffer no país teve como objectivo pressionar as autoridades de Kiev a acelerarem o processo de adesão da Ucrânia à Aliança Atlântica, uma das medidas resultantes da última Cimeira da NATO, realizada em Bucareste.
Para além de se ter encontrado com o chefe de Estado ucraniano, Scheffer reuniu com a primeira-ministra Yulia Timoshenko e com o presidente do parlamento, Arseni Yatseniuk, também eles signatários de uma carta de apelo à adesão da ex-república soviética.
O documento, subscrito e enviado sem o conhecimento da Rada, motivou forte contestação por parte dos deputados da oposição. O líder do Partido das Regiões, Victor Yanukovich, exortou Scheffer a não insistir num tema que provoca fracturas políticas no país. De acordo com sondagens recentes, mais de 50 por cento dos ucranianos estão contra a adesão da Ucrânia à NATO.