Setúbal

Estudantes exigem revogação do estatuto do aluno

Representantes dos estudantes do ensino secundário da região de Setúbal entregaram, na passada semana, no Governo Civil, um abaixo-assinado com mais de três mil assinaturas a exigir a revogação do estatuto do aluno e maior participação na gestão das escolas.
«O novo estatuto não passa de um código penal que vê o aluno como um criminoso, não resolve o problema das escolas e ignora completamente as associações de estudantes», disse, à Lusa, André Martelo, da Delegação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Secundário e Básico.
Segundo André Martelo, o abaixo-assinado surgiu na sequência do Encontro Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Secundário e Básico realizado no passado mês de Fevereiro, em Sintra.
A introdução da disciplina de Educação Sexual nas escolas, já no próximo ano lectivo, é outra reivindicação dos estudantes, que advertem para a existência de situações dramáticas que afectam muitos jovens.
«Portugal é um dos países com maior número de jovens grávidas e com doenças infecto-contagiosas», disse André Martelo, salientando a importância da nova disciplina para que os jovens vivam a sexualidade de uma forma mais responsável.
O abaixo-assinado contesta também a figura do director, prevista no novo regime jurídico das escolas secundárias, que - dizem os alunos - «irá aumentar o poder unipessoal e não o poder colectivo de direcção de uma escola».
O documento exige ainda o cumprimento do direito dos estudantes serem ouvidos em matéria de política educativa, o fim das privatizações das escolas e dos exames nacionais, um maior investimento nas escolas degradadas, a dignificação do ensino profissionalizante, e igualdade de oportunidades com o ensino geral, nomeadamente no acesso ao ensino superior.


Mais artigos de: Nacional

Mora volta a sair à rua

A população de Mora sai hoje à rua para protestar, mais uma vez, contra a integração do concelho na unidade territorial do Alto Alentejo (Portalegre).

JCP denuncia negócio com a educação

A Comissão Regional de Leiria da JCP manifestou-se, em nota de imprensa, contra a integração de qualquer escola do distrito no ensino básico ou secundário na empresa Parque Escolar. «Esta medida não passa de mais uma negociata deste Governo com os grandes grupos económicos, com a finalidade de privatizar o ensino», acusa...

CDU promove abaixo-assinado

A CDU da Madeira está a dinamizar, em www.cdumadeira.org, uma campanha de recolha de assinaturas, para enviar ao Governo da República e ao Governo Regional, reivindicando a aplicação da continuidade territorial no que diz respeito às viagens aéreas entre a Madeira e o continente. «A CDU exige que nenhum madeirense pague...

PCP e PSD abandonam cerimónia

Os presidentes das juntas de freguesia de Lisboa, eleitos pelo PCP e pelo PSD, abandonaram, segunda-feira, a cerimónia de apresentação do Programa de Gestão da Intervenção no Espaço Público/Espaço Verde. O abandono efectuou-se devido à iniciativa «de propaganda política» que os vereadores Marcos Perestrello (PS) e José...

«O novo rosto da fome»

Sobre o lema «O novo rosto da fome», a Federação das Associações de Reformados, Pensionistas e Idosos do Distrito de Lisboa realizou, há dias, uma tribuna pública de opinião, onde aprovou uma moção que alerta para a «grave situação económica e social» em que vivem a maioria dos reformados. «Os aumentos das pensões são...