Sérvia

A aliança eleitoral Por uma Sérvia Europeia, do presidente Boris Tadic, venceu as legislativas de domingo no país, confirmou segunda-feira à noite a Comissão Eleitoral. No sufrágio que juntou eleições parlamentares e municipais, participaram 61 por cento dos eleitores inscritos.
Com 98 por cento dos votos apurados, Tadic garantiu 38,8 por cento dos votos, deixando a cerca de 10 pontos de diferença o Partido Radical Sérvio (SRS), com 29,2 por cento dos boletins apurados.
Quanto ao Partido Democrático da Sérvia (DSS), do primeiro-ministro cessante, Vojislav Kostunica, que se apresentou às urnas coligado com o Nova Sérvia (NS), não passou dos 11,3 por cento do total de votos, pouco mais que o granjeado pelo Partido Socialista da Sérvia (SPS), 7,6 por cento, e o Partido Liberal Democrático (LDP), 5,3 por cento.
Face ao antagonismo de posições expressas pelos radicais e pelas formações políticas lideradas por Tadic e por Koustunica - nomeadamente no que concerne à questão do Kosovo e ao relacionamento com a UE e a Rússia -, socialistas e liberais podem vir a desempenhar um papel fundamental na formação do novo executivo de Belgrado, o qual resultará forçosamente de um acordo pós-eleitoral.
Bruxelas reagiu à vitória de Tadic através de um comunicado do comissário europeu para o Alargamento, Olli Rehn. De acordo com o documento citado pela Lusa, a UE saúda «o êxito das forças reformistas que partilham dos valores europeus».


Mais artigos de: Breves Intenacional

Condenação do <i>apartheid</i>

O Supremo Tribunal dos EUA autorizou o prosseguimento de um processo interposto por representantes das vítimas do apartheid sul-africano contra cerca de 50 multinacionais que colaboraram com o regime racista. O governo norte-americano e as companhias contestavam a decisão do Tribunal da Relação de Nova Iorque agora...

África do Sul

O Congresso Nacional Africano (ANC) e a Central Sindical dos Trabalhadores Sul-Africanos (COSATU) manifestaram a sua preocupação com a crescente subida dos preços dos bens essenciais, e propuseram a revisão do IVA sobre esses produtos por forma a beneficiar as camadas populares mais carenciadas do país.O ANC e a COSATU...

Protestos

No Burkina Faso, os sindicatos promoveram uma greve geral entre anteontem e hoje em protesto pelo aumento dos salários e pelo elevado preço dos bens de primeira necessidade.O governo pediu aos representantes dos trabalhadores para, até Setembro, mês em que se reiniciam as conversações na concertação social, não agendarem...

Angola

O MPLA fixou como objectivo a criação de 1 milhão e 300 mil empregos no país entre 2009 e 2013. Na III Conferência Nacional do partido, onde se discutiu o Programa de Governo do MPLA a apresentar nas próximas eleições legislativas, a meta de baixar em 15 por cento a taxa de desemprego foi um dos compromissos assumidos.

Indonésia

Estudantes e população manifestaram-se, terça-feira, na capital Jacarta, junto ao palácio presidencial, e na cidade de Surabaia, em protesto contra a carestia de vida e as constantes subidas no preço dos combustíveis, os quais aumentaram nos últimos meses cerca de 30 por cento.As concentrações ocorreram no dia em que se...