LOUSADA

Qualidade ou lucro?

A população da Lousada está a ser penalizada com o aumento de 6 para 9 € na taxa de recolha do lixo, ou seja um aumento de 30 por cento. Um «escândalo», diz Comissão Concelhia de Lousada do PCP que assaca a responsabilidade aos governos do PS e do PSD/PP por aprovarem a nova lei que transfere para o sector privado serviços públicos, a pretexto da qualidade e eficácia dos serviços mas cujo verdadeiro intuito é o lucro, à custa do aumento dos preços.
Em causa ficam não apenas os direitos dos trabalhadores das autarquias e a gestão democrática do serviço pela Câmara, sublinha o PCP, mas também os direitos das populações, que pagam mais caro um serviço que é público.
A título de exemplo, diz que, enquanto a recolha do lixo no concelho de Lousada - concessionada por sete anos - custa agora cerca de 400 contos por dia, este mesmo serviço custava cerca de 32 contos quando executado pelos trabalhadores da Câmara. Ou seja, um aumento de 112.220.000$00/ano. Há, pois, que «dar mais força» ao PCP, para que mais eleitos seus possam lutar «contra a onda privatizadora dos serviços públicos».


Mais artigos de: Breves PCP

Cumprir promessa

No âmbito da campanha «Mil localidades - participação e desenvolvimento», a Comissão de Freguesia de Santo André do PCP reclamou no dia 30 de Julho um novo Centro de Dia em Santo André. Há muitos anos que os reformados desta freguesia, organizados na Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos, lutam pela...

«Atentado» na forja

O Instituto de Estradas de Portugal prepara-se para reperfilar a Estrada Nacional 115-5, assumindo esta via como a única ligação entre os nós da A1 e a CREL, solução que já em 2001, havia merecido o parecer desfavorável da gestão CDU na Câmara Municipal de Loures. Então, a CDU deu o seu acordo a uma outra proposta que...