México

Contra a privatização da PEMEX, dezenas de deputados do Partido da Revolução Democrática e de outras forças políticas de esquerda com representação parlamentar bloqueiam, há mais de uma semana, os trabalhos do Congresso mexicano.
O protesto, inserido na campanha «PEMEX não se vende, defende-se», tem como objectivo alertar para a reforma do sector energético proposta pelo presidente Felipe Calderon e apoiada pelos partidos da Acção Nacional e Revolucionário Institucional.
Segundo o governo, a estatal petrolífera do México precisa do investimento privado para aumentar a produção, mas a oposição rejeita o envolvimento das multinacionais e acusa Calderon de pretender distribuir os lucros da exploração de crude colocando em causa a soberania nacional.
Em 2006, o México foi o sexto maior produtor de “ouro negro” do mundo. Cerca de 40 por cento do orçamento federal tem como base os dividendos resultantes do petróleo.


Mais artigos de: Breves Intenacional

Colômbia

O número de sindicalistas assassinados aumentou durante o primeiro trimestre na Colômbia. De acordo com os dados divulgados na página de Internet do Partido Comunista Colombiano (PCC), só entre Janeiro e Março de 2008, 17 activistas sindicais foram mortos, alguns dos quais, denunciam, apresentavam sinais de tortura.Só no...