Crise social em Braga

A maioria PS chumbou um projecto de resolução do PCP preconizando medidas urgentes para responder aos graves problemas que atingem o Vale do Ave e o Vale do Cávado, no distrito de Braga. A iniciativa legislativa comunista, entre as quatro em debate (as restantes tinham como autores o PSD, o CDS/PP e o PS, sendo que apenas a deste foi aprovada), era a de maior profundidade e alcance, quer no diagnóstico à realidade quer quanto às medidas propostas.
Na base do quadro negro existente, como explicou no debate o deputado comunista Agostinho Lopes, estão as políticas de direita de sucessivos governos, responsáveis pela acumulação na região de «graves problemas estruturais, verdadeiras bombas económicas e sociais ao retardador, que a política do actual Governo PS Sócrates despoletou e agrava».
Daí que, na perspectiva da bancada do PCP, sejam necessárias medidas com carácter de urgência, não só para «atalhar a uma situação de desastre social, que só o Governo não quer ver, mas também para ir à raiz das causas estruturais que a provocam».
Bastante mais ambicioso que o projecto do PS, que se limita no fundamental a recomendar ao Governo o reforço da formação profissional e emprego no Vale do Ave e Vale do Cávado, o projecto comunista defendia, entre outras medidas, o reforço da rede de segurança social, bem como a adopção de políticas que permitam reduzir a factura energética, de comunicações e transportes.


Mais artigos de: Breves Assembleia

Política de emigração

O deputado comunista Jorge Machado voltou a exigir uma outra política para a emigração. Vários são os domínios onde importa agir, nomeadamente em matéria de valorização da língua, da protecção dos direitos dos trabalhadores, da rede consular, da ligação às comunidades portuguesas no estrangeiro, defendeu o parlamentar do...