Socialistas censuram governo grego

O líder dos socialistas gregos apresentou, dia 26, no parlamento, uma moção de censura contra o governo de Costas Caramanlis, que teve como principal motivo contestar a reforma das pensões.
Ao fim de três dias de debates parlamentares, a moção foi chumbada, dia 28, com os votos do partido da Nova Democracia e de um deputado independente que se aliou à maioria conservadora.
A reforma das pensões, que foi aprovada à justa, dia 20, pela assembleia, já provocou três greves gerais maciças desde Dezembro e continua a ser repudiada por 75 por cento da população, segundo indicam as sondagens.
A principal confederação sindical da Grécia (GSEE) anunciou que prosseguirá a luta pela revogação do diploma e recorrerá aos tribunais para tentar impedir a sua aplicação.


Mais artigos de: Breves Europa

Franceses pelo direito à reforma

Dezenas de milhares de pessoas participaram, no sábado, 29, em 115 concentrações e desfiles convocados pela CGT, FSU e Solidaire por toda a França, em defesa do «futuro das pensões de reforma».A jornada realizou-se dois dias após o lançamento pelo ministro do Trabalho, Xavier Bertrand, do processo de concertação sobre as...

Brown em queda nas sondagens

O primeiro-ministro Gordon Brown continua a perder terreno para os conservadores liderados por David Cameron, que se destacam cada vez mais nas preferências dos britânicos, segundo indica uma sondagem publicada, dia 28, no The Daily Telegraph.O estudo atribui aos trabalhistas apenas 29 por cento das intenções de voto,...