Violência na Somália

Pelo menos 25 pessoas morreram e mais de uma centena resultaram feridas depois do rebentamento de dois engenhos explosivos, quarta-feira, dia 6, na cidade de Bosaso. O alvo dos atentados terá sido a comunidade etíope, com forte presença naquela cidade portuária do Norte da Somália.
As autoridades locais imputam os ataques ao grupo liderado por Al Shabab, responsável pela maioria das acções contra o governo e a presença de tropas etíopes na capital do país, Mogadíscio, acusam ainda.
A região de Puntland é administrada de forma autónoma face a Mogadíscio e o porto de Bosaso é o mais próspero entreposto comercial do lado somali do Golfo de Áden, sendo igualmente um importante ponto de referência para etíopes e somalis que pretendem tentar a sorte no Iémen ou na Arábia Saudita.
Desde o início do ano que se registam confrontos entre grupos armados, sequestros e atentados na região de Puntland, tida como uma das mais calmas da Somália sobretudo quando comparada com Mogadíscio.


Mais artigos de: Breves Intenacional

CIA assume torturas

O director da Agência Central de Inteligência (CIA) confirmou que os serviços secretos norte-americanos torturaram prisioneiros suspeitos de pertencerem à Al Qaeda durante os interrogatórios.Convocado para uma audiência do Comité de Inteligência do Senado, Michael Hayden admitiu que Khalid Sheikh Mohammed, Abu Zubaydah e...