Grécia

Estivadores em greve

Polícia e estivadores envolveram-se em confrontos, sexta-feira, no Porto do Pireu, durante uma acção de protesto dos trabalhadores contra a privatização daquela infraestrutura.
Mais de meio milhar de estivadores em greve concentraram-se no terminal de contentores para rejeitarem os planos do governo para o maior entreposto marítimo da Grécia. Pelo menos quatro operários ficaram feridos quando o corpo de intervenção atacou uma delegação de manifestantes que tentava furar o bloqueio das autoridades. O objectivo do grupo era apresentar à administração o caderno reivindicativo.
Na sequência da repressão, os trabalhadores decretaram a manutenção da paralisação durante os dias de ontem e anteontem.
As privadas Dubai Ports World, Cosco Pacific Ltd., AP Moeller Maersk AS, Hutchison Whampoa Ltd. e Zim Lines são as principais interessadas na exploração do Porto do Pireu, cuja alienação foi travada em 2006 na sequência de fortes protestos dos trabalhadores.


Mais artigos de: Europa

<em>Guardia Civil</em> tortura suspeitos

O Supremo Tribunal espanhol acusou Igor Portu e Martín Sarasola da autoria dos atentados no Aeroporto de Madrid. Ambos afirmam ter sofrido torturas durante dias, donde resultou a suposta confissão.

Tratado de Lisboa contra direitos laborais

A recusa do referendo ao Tratado de Lisboa revela o medo que as elites do poder económico e político têm da posição dos cidadãos relativamente a um texto que retoma a dita Constituição europeia e reforça os caminhos cada vez mais neoliberais da União Europeia, criando novos mecanismos repressivos e maior centralização do...