
- Nº 1781 (2008/01/17)
«Melhor opção»
Breves Nacional
O presidente da Câmara de Benavente, município onde se situa mais de 80 por cento da área do Campo de Tiro de Alcochete, congratulou-se por esta ter sido considerada a «melhor opção para o país» para localização do novo aeroporto.
António José Ganhão reagia ao anúncio feito pelo primeiro-ministro de que a opção preliminar do Governo para construção do novo aeroporto internacional de Lisboa incide na área actualmente ocupada pelo Campo de Tiro de Alcochete, que se situa nos concelhos de Benavente e Montijo, na Margem Sul do Tejo.
O autarca da CDU disse, contudo, que desta opção vão resultar «pressões» sobre o território do concelho, «que têm que ser geridas com cuidado».
Segundo disse, Benavente não vai abdicar da determinação em não se transformar num dormitório de Lisboa nem perder a qualidade de vida que tem sido conquistada ao longo dos últimos anos.
Também o presidente da Associação de Municípios da Região de Setúbal, Alfredo Monteiro, afirmou que a construção do novo aeroporto em Alcochete tem «vantagens inegáveis em relação à Ota».
«É uma decisão política do Governo face ao relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, que apresenta vantagens inegáveis em relação à Ota, na segurança de tráfego aéreo, sustentabilidade dos recursos naturais, desenvolvimento económico-social e avaliação financeira», disse.