Saara Ocidental

Frente Polisario e Marrocos concluíram, dia 9, a terceira ronda negocial sobre o estatuto político do Saara Ocidental, que decorreu em Nova Iorque. Apesar de não se terem registado avanços substanciais quanto à realização de um referendo sobre a independência do território, as partes acordaram para Março um novo encontro.
A este propósito, o deputado do PCP no Parlamento Europeu, Pedro Guerreiro, sublinhou, segunda-feira, em plenário, a necessidade de «se exigir o pleno respeito pelo direito inalienável do povo saraui à autodeterminação, única solução para o conflito, aliás no cumprimento do direito internacional e das resoluções da ONU».
O eurodeputado comunista frisou ainda que urge «exigir às autoridades de Marrocos que ponham fim às manobras dilatórias que visam boicotar o actual processo».


Mais artigos de: Breves Intenacional

Guantanamo deve fechar

81 pessoas foram detidas, sexta-feira, nos EUA, por defenderem o encerramento de Guantanamo. Alguns dos manifestantes foram presos ao abrigo de uma lei que proíbe concentrações frente ao Supremo Tribunal, enquanto outros foram presos ao abrigo de uma norma que impede discursos em edifícios oficiais.A acção assinalou o...